Notícia

Prefeitura Municipal de Campinas

Campinas participa de encontro sobre patrimônio rural

Publicado em 31 agosto 2012

Por Du Badaró

O Projeto Patrimônio Cultural Rural Paulista, desenvolvido com o objetivo de criar políticas públicas para preservação patrimônio histórico contido nas propriedades rurais de São Paulo, promove no dia 17 de setembro, o II encontro de Pesquisadores e Representantes de Fazendas Históricas, em São Carlos.

A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas, juntamente com as universidades Unicamp, UNESP, UFSCar, UFRRJ e com a Associação das Fazendas Históricas Paulistas.

A Prefeitura Municipal de Campinas será representada no evento pela historiadora Mirza Pellicciotta, do Departamento de Turismo, que integra o corpo de pesquisadores do projeto desde o seu início em 2006.

Entre as ações que deram origem ao projeto estão os seminários "Turismo e Negócios na Área Rural: Fazendas Históricas" (2006) desenvolvido em parceria com a Abraturr e Abraturr-SP e "Garantindo a Permanência da Memória" com a Fundação Pró Casa do Pinhal (2007).

Hoje o projeto está inscrito no programa de políticas públicas da Fapesp e em 2012 finaliza a sua segunda fase com o lançamento de estudos e produtos como cartilhas e manuais técnicos além do aplicativo webgiz desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite com dados de 16 fazendas integrantes disponiveis no site: http://geoserver.cnpm.embrapa.br/fazendas/fazendashtml