Notícia

CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Campanha CHUVA Sul monitora condições de tempo e os riscos de eventos extremos

Publicado em 08 novembro 2012

Na próxima segunda-feira (5/11) começará uma nova campanha do Projeto CHUVA, o CHUVA Sul, que será realizado em Santa Maria (RS), até o dia 15 de dezembro, no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com Luiz Augusto Toledo Machado, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE e coordenador do projeto CHUVA, durante a campanha do CHUVA Sul serão feitas medições de intensos aglomerados de precipitação, denominados Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), frentes frias, linhas de instabilidade e convecção local.

Durante a campanha será realizado o SOS CHUVA Sul, um sistema de acesso aberto na Internet, com informações atualizadas sobre o monitoramento da chuva e sua intensidade, descargas elétricas, previsão imediata e imagens de satélites, além dos acumulados de chuva por municípios e bacias hidrográficas nos últimos dias. Como nas campanhas anteriores, o sistema SOS será útil para as ações da Defesa Civil e para a população, pois permite saber, em tempo real, as condições de tempo e os riscos de eventos extremos, afirma Machado.

Como em todas as outras campanhas do projeto, durante o CHUVA Sul também serão realizados cursos de treinamento sobre os temas estudados e sobre a previsão de eventos extremos. Os cursos serão realizados todas as segundas-feiras e serão ministrados por professores especialistas do Brasil, Estados Unidos, França e Argentina. Os temas dos cursos estão disponíveis em http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/santamaria/curso.html.

Durante o CHUVA Sul será realizado o projeto piloto de previsão por conjuntos, utilizando multimodelos regionais de alta resolução (BRAMS, WRF e ETA), sob a responsabilidade do pesquisador Christopher Cunningham, do CPTEC/INPE.

Localmente, o CHUVA Sul é coordenado pelo pesquisador e professor da UFSM, Ernani Nascimento, especialista em previsão imediata e tornados. Além dos professores e alunos da UFSM, a campanha contará com a participação de representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade de Buenos Aires e de pesquisadores dos Estados Unidos e França.

Outras informações sobre o CHUVA Sul estão disponíveis em http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/noticia.ultimasSantamaria.logic.

Projeto CHUVA

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o projeto tem como finalidade compreender os diferentes regimes de chuva do país. Além das medidas, a grande infraestrutura de equipamentos, incluindo um radar de última geração para medidas de chuva, vem permitindo o monitoramento de chuvas em tempo quase real durante a realização dos experimentos.

O Projeto CHUVA consiste em sete campanhas em diferentes regiões do país que permitirão definir as características microfísicas dos principais regimes de precipitação do país e consequentemente melhorar a estimativa de precipitação por satélite e radar, a modelagem em alta resolução espacial, a previsão imediata de tempestade e aprimorar o entendimento dos processos físicos envolvidos na formação e no ciclo de vida das e nuvem e da precipitação.

As campanhas científicas já estiveram em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e em São José dos Campos (SP). Em novembro e dezembro será realizada em Santa Maria (RS) e as próximas campanhas serão realizadas em Brasília (DF) e em Manaus (AM).

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no sitehttp://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/noticia.ultimas.logic?i=br.