Notícia

Francal Feiras

Camelback traz novas tecnologias para vulcanização

Publicado em 29 fevereiro 2008

Com planos para aumentar o faturamento, fabricante de máquinas de vulcanização se prepara para sua primeira participação na Recaufair PneuShow, onde apresentará novidades para o mercado.

Entre os produtos que a Camelback levará para seu estande na feira, está uma ferramenta inédita mundialmente. Trata-se de um equipamento de automação para vulcanização, através do monitoramento da temperatura do processo, tendo como parâmetro o índice de cura do composto aplicado.

A tecnologia do produto foi totalmente desenvolvida no Brasil com auxílio da Fapesp - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

O equipamento funciona como uma central de monitoramento, onde podem ser acompanhados até oito máquinas, ou equipamento de vulcanização. Sensores captam a temperatura do composto, e sua aceleração durante a vulcanização que são processados por um software.

Os programas do produto informam minuto a minuto o comportamento do composto e a porcentagem em que se encontra a vulcanização, este equipamento detecta as falhas operacionais, emite alertas caso o processo apresente problemas e indica o motivo do alerta, para que possa ser corrigido.

Ao final, ficam armazenados em sua memória todos os dados da operação de vulcanização, onde podem ser gerados o relatório das interferências e o gráfico do comportamento da vulcanização.

Segundo José Pedro Souza, diretor da Camelback, este produto é totalmente confeccionado pela empresa. "Seus componentes foram desenvolvidos em função da agressividade e insalubridade dos processos de vulcanização, para ter uma vida longa e sem manutenção", diz.

Como é a única empresa nacional a dispor desta tecnologia, as expectativas para esta Recaufair PneuShow são as melhores. "Esperamos ter boa aceitação neste mercado, que é carente de novas tecnologias de vulcanização voltadas à qualidade do produto final", ressalta.

Ainda este ano, a empresa se prepara para lançar máquinas de vulcanização a quente para dez pneus por vez. "Dependendo da demanda e aceitação desta nova tecnologia estamos nos preparando para ter um crescimento gradativo", revela Souza.

Com planos para aumentar o faturamento, fabricante de máquinas de vulcanização se prepara para sua primeira participação na Recaufair PneuShow, onde apresentará novidades para o mercado.