A Câmara Municipal de São Carlos entregou nesta sexta-feira (14) o título de Cidadão Honorário de São Carlos ao Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, atual diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). A concessão da honraria foi uma iniciativa do vereador Marquinho Amaral, em reconhecimento à notável contribuição prestada pelo professor Osvaldo à cidade ao longo de sua trajetória intelectual e acadêmica.
A solenidade, realizada no auditório “Sérgio Mascarenhas”, localizado no Campus 1 da USP São Carlos, contou com a presença das seguintes autoridades que compuseram a mesa: vereador Marquinho Amaral, que presidiu a sessão; Orlando Mengatti Filho, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, representando o prefeito Airton Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Lopes de Souza, vice-prefeito do campus da USP São Carlos; Prof. Dr. Glaucius Oliva, professor titular sênior do IFSC e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências para a região de São Paulo; Padre Robson Luiz Caramano de Camargo, da paróquia São Nicolau de Flüe, representando o Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias; e vereadora Laíde das Graças Simões, oradora da sessão, presidente do Rotary Club de São Carlos, representando João Carlos Cazu.
HOMENAGEADO - Osvaldo Novais de Oliveira Junior é natural de Barretos. Obteve o bacharelado em Física e o mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos, USP, 1982 e 1984, respectivamente. Também obteve o doutorado em engenharia eletrônica pela University of Wales, Bangor, Reino Unido, finalizado em 1990.
Atualmente é professor titular e diretor do IFSC, da Universidade de São Paulo. Osvaldo é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, e da Academia de Ciências da América Latina, e atual presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). Também foi membro do comitê da área de física e astronomia do CNPq por três anos, e coordenador da FAPESP na área de física por cerca de nove anos.
CONHECIMENTO - Em seu discurso de agradecimento, o Prof. Dr. Osvaldo falou da importância do conhecimento para o desenvolvimento de uma nação. “Como sabemos, hoje, o Brasil não tem uma situação confortável, por muitos motivos da nossa história. Somos um país que não gera muito conhecimento e o conhecimento é essencial para resolver os grandes desafios da nossa história, não só os tecnológicos”, declarou.
O homenageado ainda destacou a necessidade das autoridades políticas intensificarem a colaboração com universidades e centros de pesquisa. “Para resolver os problemas que temos de pobreza e exclusão não basta só vontade. Nós precisamos da vontade política, precisamos de cidadãos abnegados, mas precisamos de políticas públicas baseadas em conhecimento. Sem isso, é muito difícil que possamos progredir”.
ONDE ASSISTIR - É possível acessar o vídeo da sessão solene no Youtube e Facebook oficiais da Câmara, e no site do Legislativo ( camarasaocarlos.sp.gov.br ), na aba “Sessões”.