Notícia

Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online

Câmara do Livro divulga finalistas do 54º Prêmio Jabuti

Publicado em 21 setembro 2012

Em apuração aberta ao público nesta quinta-feira, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os finalistas do 54º Prêmio Jabuti, ao apresentar as notas atribuídas pelos jurados às dez melhores obras de cada uma das 29 categorias do prêmio. A lista com todos os finalistas já está disponível no site da premiação.

Esta foi apenas a primeira etapa do processo que irá apontar os melhores livros de 2011, e que culminará com a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 28 de novembro. A fase que se encerra foi resultado da análise de um total de 2.203 inscritos.

Para chegar aos finalistas, três jurados especialistas em cada categoria atribuíram notas de 0 a 10 às dez melhores obras inscritas. Classificaram-se as que obtiveram as melhores médias. A avaliação teve como base os critérios estabelecidos para cada categoria no regulamento. Todos os resultados foram auditados pela Parker Randall.

O curador do Prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, e o Conselho de Curadores, formado por especialistas do setor editorial, ficaram responsáveis por checar se todas as obras classificadas cumpririam com os critérios estabelecidos pelo regulamento. Integram o Conselho de Curadores a escritora e membro da Academia Paulista de Letras Ana Maria Martins, o diretor científico da Fapesp, Carlos Brito, o vice-reitor de Extensão da Universidade Estácio de Sá, Deonísio da Silva, e o poeta Frederico Barbosa.

Na segunda fase do prêmio, os escolhidos serão submetidos a uma nova análise, cuja apuração está marcada para o dia 18 de outubro. Na ocasião, serão conhecidas as três melhores obras de cada categoria, que serão laureadas com o Jabuti. Além disso, os primeiros colocados receberão o prêmio em dinheiro de R$ 3,5 mil.

Os Livros do Ano, categorias Ficção e Não Ficção, serão escolhidos apenas entre os primeiros lugares das categorias. Além dos jurados, participam da escolha os associados das quatro entidades representativas do setor: CBL, SNEL, ANL e ABDL. Concorrem ao Livro do Ano Ficção os primeiros colocados nas categorias: "Romance", "Contos e Crônicas", "Poesia", "Infantil" e "Juvenil".

Já para o Livro do Ano Não Ficção, participam as categorias: "Teoria/Crítica Literária", "Reportagem", "Ciências Exatas", "Tecnologia e Informática", "Economia, Administração e Negócios", "Direito", "Biografia", "Ciências Naturais", "Ciências da Saúde", "Ciências Humanas", "Didático e Paradidático", "Educação", "Psicologia e Psicanálise", "Arquitetura e Urbanismo", "Fotografia", "Comunicação", "Artes", "Turismo e Hotelaria" e "Gastronomia".

Fonte: Correio do Povo