Notícia

Jornal Cana online

Câmara de fotoperíodo possibilitará cruzamento de variedades

Publicado em 13 setembro 2010

Por Andréia Moreno

Um novo equipamento proporcionará o clima adequado para floração da cana, estágio fundamental no desenvolvimento de variedades. Trata-se da Câmara de Fotoperíodo do Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP). Um dos principais benefícios trazidos pela câmara é a viabilização de uma experimentação impossível de ser obtida de forma natural: com essa tecnologia, será viável fazer cruzamentos de variedades que florescem em épocas diferentes do ano. Para agilizar essas pesquisas destinadas a aprimorar a produção da cana-de-açúcar é necessário um equipamento capaz de reproduzir no estado líder em canavicultura as condições ideais de temperatura e luz, encontradas na Bahia.

O equipamento será inaugurado no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, neste dia 14 de setembro de 2010, às 15h. Com investimentos da FAPESP, o IAC passa a ter uma câmara de fotoperíodo que permite manter as plantas em temperaturas que não extrapolem o intervalo de 18º a 31º C — condição ideal para o florescimento da cana-de-açúcar. A partir das flores, extrai-se o pólen utilizado no cruzamento de materiais destinados à obtenção de variedades superiores às já existentes no mercado. Até então, o IAC vem fazendo esse trabalho na Bahia, onde há dias e noites quentes. Em Ribeirão Preto, onde funciona o Centro de Cana do IAC, os dias são quentes, mas as noites frias esterilizam o grão de pólen.

Naturalmente, as plantas florescem em períodos próximos, impossibilitando o cruzamento de variedades com floração em meses distantes um do outro. Trata-se do sincronismo de floração, segundo o pesquisador Maximiliano Salles Scarpari do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. "Por meio do controle da luz e temperatura, vamos induzir estímulo à planta, assim variedades diferentes terão flores no mesmo momento, permitindo o cruzamento, que em condições naturais não é viável", explica. Até então, o Brasil — maior produtor mundial de cana — vinha tendo os cruzamentos limitados pela condição natural. Essa realidade passa a mudar agora, com a primeira câmara instalada no Centro de Cana do IAC.