Notícia

Diário do Rio Claro

Câmara aprova moção para estudantes por pesquisa premiada

Publicado em 28 maio 2019

A Câmara de Rio Claro aprovou Moção de Congratulações e Louvor para a estudante Carolina Falaschi Saponi e Nathália Vieira dos Santos por pesquisa premiada no 8 Congresso Internacional em Líquidos Iônicos, realizado entre os dias 13 e 17 de maio deste ano em equina, na China. À pesquisa de Saponi, da graduação em Farmácia e Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAr) da Unesp, teve co supervisão da aluna de doutorado, a rio-clarense Nathalia Vieira dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia).

A moção foi apresentada pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB) e foi aprovada pelos vereadores em plenário. “Premiações como essa elevam nosso municipio 7 outros patamares na comunidade cientifica e não poderia deixa: de extremar meus cumprimentos pela premiação”, esclareceu Leonhardt. O trabalho premiado, denominado “Efeito protetivo de líquidos iônicos na estabilidade da Proteína Verde Fluorescente (GFP) em agentes desnaturantes”, foi realizado no âmbito da bolsa de iniciação científica atribuida pela Fapesp. A pesquisa realizada encontrou compostos químicos capazes de aumentar a estabilidade e conferir proteção à GFP, proteina utilizada como biosensor e biomarcador.

Atualmente, diversas biomoléculas com ação terapêutica ou uso diagnóstico têm sido identificadas e produzidas, mas grande parte delas não pode ser utilizada clinicamente, pois são instáveis em condições de estresse. Ac identificar compostos químicos que protejam essas biomoléculas (particularmente proteínas), espera-se melhorar e ampliar suas aplicações comerciais e clinicas.