Notícia

Rota 2014

"Cadê o nosso Prêmio Nobel?"

Publicado em 23 março 2020

Por Marisa Eboli

No final de 2019, escrevi aqui para esta coluna acerca das ‘fábricas’ de Prêmio Nobel. Diante de um cenário de universidades e instituições premiadas pelo mundo, indagava ao final: será que as universidades brasileiras estão preparando seus alunos para um dia receber um Prêmio Nobel? E continuo refletindo sobre isso, principalmente em época de novo coronavírus.

E uma notícia chamou minha atenção nestes tempos sombrios: o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, realizado por um grupo de pesquisa composto, em sua maioria, por mulheres. O sequenciamento genético inédito de coronavírus na América Latina só foi possível por conta de uma parceria entre Instituto Adolfo Lutz, o Instituto de Medicina Tropical da USP, e a Universidade de Oxford.

Embora poucos saibam, as mulheres se destacam na ciência do País. De acordo com levantamento feito pela revista Pesquisa Fapesp, 44% dos artigos científicos brasileiros são assinados por mulheres. No Brasil, no início do século XXI, 35% dos autores eram mulheres. Em termos de paridade de gênero, o País só perde para Portugal (48,32%), e para Argentina, única nação que tem mais mulheres cientistas assinando artigos do que homens (51%). O Brasil fica à frente dos Estados Unidos (33%) e da Alemanha (32%). A mais baixa proporção foi registrada no Japão (15,22%).

Os dados aguçaram minha curiosidade. Quantas mulheres já foram laureadas pelo Nobel? Em 2018, três mulheres foram premiadas. Em toda a trajetória do prêmio, apenas 5% dos vencedores são mulheres. Das três áreas das ciências naturais, a medicina é a que tem a maior porcentagem de mulheres vencedoras. Mesmo assim, esse número só chega a 5% (12 dos 216 vencedores). O menor percentual de participação feminina é na Física, que tem apenas 1% de ganhadoras em toda a trajetória do prêmio.

Algumas curiosidades sobre mulheres laureadas. Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, em 1903. E em 1911, tornou-se a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, em Física e Química. Em 2014, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai foi a pessoa mais jovem (17 anos) a ser laureada em

Importante destacar que das três mulheres que ganharam o Nobel em Física, nenhuma o fez sozinha: os prêmios foram divididos, em todas as ocasiões, com outros dois cientistas. Na verdade, as pesquisas vencedoras, em geral, são pesquisas caras, exigindo esforços conjuntos e cooperação. No futuro, dificilmente haverá nas ciências aquele vencedor individual e personalista. Cada vez mais, a ciência é feita coletivamente.

Um ótimo exemplo de ciência feita coletivamente, por meio de parcerias, é o Projeto Genoma Humano , um empreendimento internacional, iniciado formalmente em 1990, com o objetivo de identificar e fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA do corpo humano, determinar as sequências das 3 bilhões de bases químicas que compõem o DNA e armazenar essas informações em bancos de dados acessíveis. Começou como uma iniciativa do setor público, tendo a liderança de James Watson, na época chefe do Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Inúmeras escolas, universidades e laboratórios de todo mundo participaram do projeto. A princípio, esperava-se que os objetivos fossem alcançados após 15 anos de estudo, mas com o avanço da tecnologia e possibilidade de maior intercâmbio, o projeto teve suas atividades finalizadas após 13 anos, em 2003. Três membros do projeto, os britânicos John Sulston e Sydney Brenner e o americano Robert Horvitz, receberam em 2002 o Nobel de Medicina .

Ainda sobre o Prêmio Nobel: de 1901 a 2019 foram entregues 1.120 prêmios, incluindo os de Economia, que foi criado em 1968 pelo Banco Central da Suécia. Os Estados Unidos lideram em número de ganhadores, com 379 (34% do total); em segundo lugar está o Reino Unido, com 130 (12% do total) e em terceiro lugar está a Alemanha, com 110 (9,8%); em seguida está a França, com 70 (6,3%) e depois a Suécia com 31 (2,8%).

E o Brasil? O fato é que até hoje nenhum brasileiro ganhou um Nobel, fonte inclusive de muitas polêmicas. Alguns cientistas chegaram perto : Carlos Chagas (Medicina), em 1913 e 1921; Adolfo Lutz ( Medicina), em 1938; Manoel de Abreu (Medicina), em 1946; Cesar Lattes (Física), em 1950; Jorge Amado (Literatura), em 1967; Carlos Drummond de Andrade (Literatura), em 1967; Sérgio Henrique Ferreira (Medicina), em 1982, e Dom Paulo Evaristo Arns (Paz), em 1990.

Interessante notar que houve mais indicações em ciências naturais. Mas por que não ganhamos? Um ponto mencionado é a falta de recursos. Sabemos, por exemplo, que pesquisa no Brasil não é bem remunerada. As bolsas para pesquisadores não permitem que estes profissionais se dediquem exclusivamente à atividade, e em muitos casos acabam indo para a iniciativa privada ou, quando há cortes, deixam os projetos sem serem finalizados.

Como explicar então o Nobel concedido a cidadãos da Colômbia, Egito, Guatemala, Ilhas Faroé, Mianmar, Paquistão, Santa Lúcia e Venezuela? Muitos deles foram em ciências.

Uma explicação inusitada é dada por Ozires Silva . Certa vez, participando de um jantar em Estocolmo, onde havia três membros do comitê que indica nomes para a premiação, perguntou para eles o motivo de o Brasil nunca haver sido agraciado. Obteve a seguinte resposta: “Vocês brasileiros são destruidores de heróis. Parece que o brasileiro desconfia do outro ou tem ciúmes do outro, sei lá o que acontece.”

Sem dúvida são muitas as especulações e talvez alguns fatores negativos interferem: falta de visão de problemas estratégicos, política econômica e educacional equivocada, investimentos em P&D igualmente equivocados, pouco conhecimento das regras do prêmio, postura individualista e narcisista de grande parte dos pesquisadores.

Apesar de tudo isso, é evidente que o Brasil tem atualmente pesquisa de ponta, destacando-se a área médica. Para se obter o Nobel, a palavra mágica parece ser parceria. Seja com influenciadores, intercâmbio com entidades laureadas, com redes internacionais de pesquisa, com empresas, laboratórios e hospitais privados, inclusive para obtenção de recursos ou equipamentos.

Aposto que vamos chegar lá.

Reforço que as principais lições dessa pandemia de coronavírus enaltecem a parceria, a colaboração, a solidariedade, a troca de experiências, a troca de dados, a utilização intensiva de tecnologia, a gestão de crises, a resiliência, entre outras. Aspectos cruciais para o sucesso em todas as carreiras.

Aproveito para agradecer e dar meus sinceros votos de sucesso a todos profissionais da área de saúde, em especial à mulheres, já que é o nosso mês.

* Marisa Eboli é doutora em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e especialista em educação corporativa. É professora da graduação e do mestrado profissional da Fundação Instituto de Administração (FIA). (meboli@usp.br)

O Estado de São Paulo

(Foto: )

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal R7 TV Band Folha de Pernambuco online Estadão.com Veja online O Povo O Globo online Yahoo! BOL UOL O Globo online Yahoo! Folha.com BandNews TV TV UOL UOL G1 Diário do Grande ABC Estado de Minas Folha de S. Paulo Agora São Paulo O Globo Correio Braziliense Zero Hora UOL Estado de Minas online IstoÉ online Diário do Grande ABC online BOL IstoÉ Dinheiro online Estado de Minas online Yahoo! O Globo online Correio Braziliense online TV Globo Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online G1 O Liberal (PA) Jornal da Cidade (Bauru, SP) Portal R7 Agrosoft Na Mídia News Revista Fórum online Pleno.News Portal Making Of Agora Notícias Brasil Rondônia Dinâmica Rádio Melodia 97,5 FM Política Livre Terra Jornal do Commercio (PE) online SRZD - Sidney Rezende O Antagonista WH3 Extra (Rio de Janeiro, RJ) online Nominuto.com Bahia Econômica Tem Londrina Jornal de Brasília online Metrópoles Head Topics (Brasil) Meio Norte online (Piauí) Portal Salvador Dez BN - Bahia Notícias Mix Vale DL News Folha de Londrina online Zero Hora online Bocão News MSN (Brasil) Press From Brasil (EUA) Época Negócios online A Gazeta (ES) online Jornal Tijucas Portal do Holanda Diário do Nordeste online Diário do Nordeste online Dica do tio Vale São Patrício Super Notícia 91,7 FM O Tempo (Contagem, MG) online O Tempo online Minas Hoje Portal Giro Vice Brasil Portal do Holanda CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste Marechal News Aqui Notícias online Meon Tribuna do Sertão Diário de Notícias online Mix Vale Bem Paraná online Correio do Papagaio online FasterNet Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal do Oeste (Toledo, PR) online HiperNotícias Página 3 Central das Notícias Repórter Diário Marília Notícia Leia Já O Liberal (PA) online Tribuna do Interior online Cenário MT RIC Mais Farol da Cidade Blog do Márcio Rangel Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Bahia Econômica Jornal Paivense (Portugal) Roberta Jungmann Blog Ultimas Noticias ClickPB Correio de Carajás TV Prefeito Rádio Eldorado 790am RBN 94,3 FM FALA PARAÍBA Folha Vitória online Polêmica Paraíba Martins em Pauta São Miguel para Todos Blog do BG G2 Portal de Notícias Gazeta Brazilian News (EUA) online Tio Sam Sua Cidade em Revista online Blog do Valente Olhar Digital TV Cariri O Paraguaçu online Nova Notícias Carta Capital online A Redação (Goiânia, GO) Bahia Municípios Bananal Online Hoje ES FA Notícias Jornal Página do Estado IG Diário de S.Paulo online Folha Extra Jornal Correio (Salvador, BA) online Portal Anuncifácil Portal Pontual Pulso (México) online El Debate (México) online Head Topics (Brasil) Jornal Tijucas Notícias do Dia Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Beto Ribeiro Repórter Canal Gama Brazil Urgente Itaporã News Central das Notícias O Estado de Mato Grosso Online Leia Notícias Blog Ipiaú. Net Ipiaú online Maskate News online Blog de Luiz Holanda Central das Notícias Metro 1 Central das Notícias Grande Ponto Bill Noticias Blog do Vinicius de Santana Portal Ponto X Portal de Olho Fique informado Cassilândia Notícias É Assim Gazeta de Alagoas online Sistema de Notícias Minas em Foco Sete Segundos Blasting News (Suíça-Brasil) Memórias do Ventura Rádio Top Samba Visão TV Bahia em Pauta Head Topics (Brasil) Farol News Resende News Portal G1 News Litoral Hoje Jornal Alerta Única News Conexão Planeta IBahia.com Jornalismo 24 Horas Blog do Didi ORC – Orlândia Rádio Clube Ltda – AM 1240 Khz Melhor Notícia DL News Zero Hora online Mix Vale Portal do Holanda Todo Dia (Americana, SP) online Salvador Notícia ClicRDC Revista Comunhão online Correo Confidencial (Colômbia) El Heraldo (Colômbia) online El Informador (México) online Clarín (Argentina) online Radio Fenix 95.1 (Argentina) TotalNews (Argentina) Farol da Bahia Nominuto.com Silvani Notícias (G1 Notícias) Surgiu Folha de Londrina online Blognetto Plox O Popular (Piracicaba, SP) online O Liberal (Americana, SP) online Cantu em Foco Portal Leiagora Toda Bahia Surgiu Diga Bahia ActuDaily Afrique (Costa do Marfim) Central das Notícias Tribuna do Norte (Natal, RN) online WSCOM 800 Noticias (Venezuela) Voce Gosta da Resenha! Blog do Moysés Peruhype Carlech Blog Paulinho Barra Pesada Anota Bahia News Rondônia Radio Turquesa (México) Diario Crónica (Argentina) online Canal 9 TV (Argentina) Blasting News (Suíça-Brasil) Blitz Amazônico SinEmbargo (México) Canal 7 (México) Fato Regional Jornal do Tocantins online Olá Bahia Ingá Cidadão.com Guarulhos Hoje online Tudo Variado Brasil Marcos Dantas Portal A Voz da Vitória Hypeness O Liberal (Americana, SP) Plantão dos Lagos O Sul MSN (Brasil) O Pipoco Em Tempo Tribuna do Norte (Natal, RN) Tribuna da Bahia Amazônia Blog Brasil Acadêmico Ariquemes Biorosario Notícias Blog Lidianópolis News BHAZ Cryptodictation Head Topics (Brasil) Página1 PB Enciclopédia Virtual Portal Paraíba Urgente Varela Notícias Rádio 93 FM Dourados News 1News Brasil Globedia (Colômbia) Portal da Câmara dos Deputados IHU - Instituto Humanitas Unisinos Página 1 News MSN (Brasil) Carlos Geilson Blog