Notícia

Rede PSI

BVS - Psicologia

Publicado em 26 agosto 2007

Espaço on-line do psicólogo

Como parte das comemorações do Dia do Psicólogo (27 de agosto), o Ministério da Saúde e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) lançaram, na terça-feira (21/8), em evento na sede do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região, na capital paulista, a primeira Estação Biblioteca Virtual em Saúde — Psicologia.

Na Estação BVS—Psi, profissionais de psicologia poderão ter acesso monitorado e gratuito às informações acadêmicas e científicas disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde e na Biblioteca Virtual em Saúde — Psicologia, esta última coordenada pela biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

As duas bibliotecas eletrônicas são referência internacional no fornecimento de informações sobre psicologia publicadas em revistas, teses, livros e outros tipos de documentos. A segunda Estação BVS—Psi foi instalada na quinta-feira (23/8), em Salvador, na sede do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região, que compreende os estados da Bahia e Sergipe.

Segundo os responsáveis pela iniciativa, o objetivo é possibilitar a atualização profissional e garantir maior acesso de psicólogos às fontes de informação na internet, além de contribuir para o avanço da pesquisa na área no Brasil e em países da América Latina.

"O diferencial da estação, que será implementada em pontos estratégicos com acesso à internet em todo o país, é que, além dos computadores, sempre haverá um profissional de plantão para orientar psicólogos a fazer buscas nas bases de dados", explicou André Serradas, vice-coordenador da BVS—Psi, à Agência FAPESP.

"Apesar de as informações das bibliotecas estarem disponíveis em um site, seu acesso requer um aprendizado específico. A idéia do projeto é capacitar os profissionais a fazer levantamentos bibliográficos mais efetivos e refinados", afirmou.

O projeto deverá potencializar os conselhos regionais de psicologia como pólos de comunicação da Rede Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. "A meta é implementarmos, até o fim de 2008, estações em todas as 16 regiões dos conselhos de psicologia no país e também em algumas universidades, principalmente no Norte e Nordeste, que são as mais carentes de acesso às informações sobre a área", disse Serradas.

Mais informações: www.bvs-psi.org.br

Fonte: Agência FAPESP