O Instituto Butantan entregou nesta segunda-feira (16) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os documentos necessários para o registro de sua vacina contra a dengue. O imunizante, a primeira vacina contra a doença em dose única, pode ser produzido em 100 milhões de doses ao longo dos próximos três anos, caso a aprovação seja concedida. O processo de autorização para a fabricação da vacina, chamada Butantan-DV, agora aguarda análise pela Anvisa.
Os documentos enviados à Anvisa incluem informações detalhadas sobre o imunizante, após cinco anos de ensaios clínicos. Os resultados de segurança e eficácia foram publicados no New England Journal of Medicine, mostrando 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática. A The Lancet Infectious Diseases também divulgou dados da fase três do estudo, que indicaram uma proteção de 89% contra casos graves de dengue.
O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, destacou a importância da vacina como um marco para a saúde pública, tanto no Brasil quanto internacionalmente, e expressou confiança no processo de análise da Anvisa.
Fonte e Foto: Agência Brasil