Instituto planeja entregar 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde até 2028; será o primeiro imunizante do mundo em dose única
O Instituto Butantan solicitou à Anvisa, nesta segunda-feira (16), o registro de sua vacina contra a dengue, que pode se tornar a primeira no mundo a oferecer proteção com apenas uma dose. A inovação promete facilitar a adesão da população, superando as limitações de imunizantes disponíveis atualmente.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos”, declarou o diretor do Butantan, Esper Kallás.
Caso aprovada, a vacina tetravalente, eficaz contra os quatro sorotipos da dengue, pode ter 100 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde até 2028. A previsão é que a primeira remessa, de 1 milhão de doses, esteja disponível já em 2025, com o restante sendo distribuído nos dois anos seguintes.
Eficácia de quase 80% em pesquisa com 16 mil voluntários
A vacina Butantan-DV demonstrou uma eficácia geral de 79,6% contra a doença após dois anos de acompanhamento. Entre pessoas com histórico prévio de infecção, a proteção chegou a 89,2%; já entre indivíduos sem contato anterior com o vírus, a eficácia foi de 73,6%. Os dados foram obtidos em uma pesquisa com 16 mil voluntários de todas as regiões do Brasil e publicados no New England Journal of Medicine
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), será responsável por definir os critérios de vacinação. A fábrica do imunizante, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, já foi aprovada pela Anvisa, que emitiu certificado de Boas Práticas de Fabricação.
Com informações do Metrópoles