Notícia

Jornal Nippak

Butantan promove o simpósio "Inovações em Imunobiológicos e Toxinas Animais"

Publicado em 26 julho 2008

Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Instituto Butantan realizará o simpósio “Inovações em Imunobiológicos e Toxinas Animais”, que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 01 de agosto, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Fapesp.

A programação é composta por palestras, com os seguintes temas: inovações e política de vacinação (influenza, rotavírus, coqueluche); inovações em soros hiperimunes; toxinas animais e hemostasia; fiogenia molecular e evolução de serpentes. .O objetivo do encontro é promover um extenso debate entre pesquisadores e especialistas em inovações em vacinas, soros antivenenos e toxinas, visando propor políticas públicas estratégicas no setor de saúde.

Entre os palestrantes estrangeiros estão Keiji Fukuda (coordenador global do Programa Influenza da Organização Mundial da Saúde - Suíça), Masato Tashiro (Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão), Mark Miller (Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos), Yukio Ozaki, (Faculdade de Medicina da Universidade de Yamanashi – Japão), Nancy Cox (Centro de Controle de Doenças - EUA), Roberto Tapia-Conyer (Instituto Carso de Saúde - México) e Yoshinori Kumazawa (Universidade Nagoya City – Japão).

Participam também os brasileiros Mano Sergio Palma (Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista – Unesp), Wyller Alencar Mello (Instituto Evandro Chagas) e Expedito Luna (Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo – USP).

Haverá cerimônia de entrega de medalhas à JICA e a Masato Tashiro, do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, do Japão, em mérito às contribuições para o desenvolvimento do Instituto Butantan e para o progresso das ciências biomédicas.

Curso – Paralelamente ao simpósio será realizado o Curso Internacional de Treinamento em Desenvolvimento de Imunobiológicos para a Saúde Pública, promovido com o apoio da JICA, dentro do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP - Third Country Training Program), composta por cursos de treinamentos oferecidos por instituições brasileiras, no Brasil, a países da América Latina e da África de Língua Portuguesa, com vistas à transferência de conhecimento e ao estímulo à cooperação técnica entre países em desenvolvimento.

O simpósio é gratuito e tem vagas limitadas; ocorrerá no auditório do Museu Biológico, tendo como público alvo pesquisadores e profissionais da área da saúde. E necessário fazer inscrição no site do Butantan www.butantan.gov.br. O Instituto Butantan fica na av. Vital Brasil, 1500, zona oeste da capital.