Caso o imunizante seja autorizado, ele se tornará a primeira vacina do mundo em dose única para combater a doença.
O Instituto Butantan aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a distribuição de sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV. Caso o imunizante seja autorizado, ele se tornará a primeira vacina do mundo em dose única para combater a doença.
A Anvisa, responsável por aprovar o registro de medicamentos e vacinas no Brasil, está atualmente analisando os dados do imunizante, que incluem a eficácia, segurança, qualidade e condições de fabricação . Se aprovado, o produto será disponibilizado tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para o mercado privado.
Os testes clínicos da vacina foram concluídos em junho do ano passado, com a última pessoa sendo acompanhada por cinco anos . Resultados publicados no New England Journal of Medicine mostraram que a vacina possui uma eficácia de 79,6% na prevenção da dengue sintomática. Além disso, os dados da fase 3, divulgados na revista The Lancet Infectious Diseases, indicaram que o imunizante oferece 89% de proteção contra formas graves da doença, incluindo os casos com sinais de alarme, com resultados duradouros por até cinco anos.
Com a aprovação, o Butantan está preparado para entregar até 1 milhão de doses ainda em 2025, segundo o diretor do instituto, Esper Kallás.