Notícia

Jornal do Butantã

Butantan leva pesquisas com animais em exposição itinerante

Publicado em 30 junho 2017

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, leva ao público oito pesquisas com seres vivos que podem resultar em novas aplicações na área de saúde pública. Até 30 de julho será possível visitar a exposição gratuita “CeTICS sobre rodas”, organizada pelo Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS) do Butantan.

Cascavel, aranha marrom, lagarta de fogo, jararaca, Tripanosoma cruzi, peixe niquim e zebrafish são objetos de pesquisas em desenvolvimento que o público vai conhecer. Os estudos podem resultar em novos produtos voltados à saúde, como anti-inflamatórios e pomadas.

“A mostra é para difundir o conhecimento, de forma que o público conheça como esses estudos podem contribuir com a ciência”, explica a pesquisadora do Butantan Mônica Lopes-Ferreira, coordenadora de difusão do CeTICS.

Os visitantes terão acesso a painéis informativos, e no final do percurso haverá o cenário de um laboratório, com fotos e informações dos pesquisadores responsáveis.

A exposição fica no Butantan até o dia 30, das 9h às 17h. Na sequência, vai percorrer outros lugares do país e, por isso, foi desenvolvida em oito módulos móveis com rodas, para facilitar a montagem e o transporte.

As pesquisas são desenvolvidas no Instituto Butantan, no Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular. O CeTICS faz parte de um programa da FAPESP.

Serviço: CeTICS sobre rodas. Até 30 de julho. Terça a domingo – das 9h às 17h. Entrada gratuita. Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo