Oito tipos de animais utilizados em pesquisas do Butantan viajam o país; primeira parada ocorre no Instituto, até 30 de junho.
O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, leva ao público oito pesquisas com seres vivos que podem resultar em novas aplicações na área de saúde pública. A partir do dia 20 de junho, será possível visitar a exposição gratuita “CeTICS sobre rodas”, organizada pelo Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CetTICS) do Butantan.
Cascavel, aranha marrom, lagarta de fogo, jararaca, o Tripanosoma cruzi, peixe niquim e zebrafish são objetos de pesquisas em desenvolvimento que o público vai conhecer. Os estudos podem resultar em novos produtos voltados à saúde, como anti-inflamatórios e pomadas.
“A mostra é para difundir o conhecimento, de forma que o público conheça como esses estudos podem contribuir com a ciência”, explica a pesquisadora do Butantan Mônica Lopes-Ferreira, coordenadora de difusão do CeTICS.
Os visitantes terão acesso a painéis informativos e no final do percurso haverá o cenário de um laboratório, com fotos e informações dos pesquisadores responsáveis.
A exposição fica no Butantan até o dia 30, das 9h às 17h. Na sequência, vai percorrer outros lugares do país e, por isso, foi desenvolvida em oito módulos móveis com rodas, para facilitar a montagem e transporte.
As pesquisas são desenvolvidas no Instituto Butantan, no Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular. O CeTICS faz parte de um programa da FAPESP.
Serviço
CeTICS sobre rodas
De 20 de junho até 30 de julho
Terça a domingo – das 9h às 17h
Entrada Gratuita
Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo.
Fonte: Institutuo Butantan (Editado)