Notícia

Diário do Pará online

Butantan leva atividades ao Oeste do Pará

Publicado em 15 outubro 2009

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza entre os dias 20 e 30 de outubro, o IV Encontro Butantan Amazônia, que este ano tem como tema "Biodiversidade e Pesquisa de Animais Peçonhentos na Amazônia"

"Os Encontros Butantan Amazônia tiveram início em 2006, sempre incluem atividades didáticas e discussões científicas", explica Denise Maria Cândido, coordenadora de evento. " Existe uma preocupação em estender as discussões para conhecimento das comunidade através de oficinas com estudantes e professores do ensino fundamental e médio, agentes de saúde e lideranças comunitárias", completa Giuseppe Puorto, coordenador do evento e pesquisador do Instituto Butantan.

Para este encontro, o Butantan levará uma inovação: o "INCTTOX" - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas, sediado no Instituto Butantan, que estuda em estudos as ações quantitativas e qualitativas de toxinas, bioprospecção e sua respctiva imunidade e resistência inata ou adquirida de processos de envenenamento e respostas terapêutica.

Os projetos do INCTTOX em colaboração com os Laboratórios da Amazônia são direcionados às pesquisas de bioprospecção de venenos de serpentes e escorpiões e, também, de plantas regionais que contenham princípios ativos que inibam enzimas ou toxinas. "A idéia é levar à descoberta de novas moléculas com atividade terapêutica", explica Dr. Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant"Anna, pesquisador cientifico e coordenador do INCTTOX.

Para a realização do evento o Butantan contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e com patrocínio do INCTTOX, do CNPQ e da FAPESP.

Entre os participantes da abertura oficial que ocorre na Faculdade Integrada Tapajós no dia 20 de outubro as 20h, estarão presentes, o Dr. Otavio Mercadante, diretor do Instituto Butantan, Sra. Maria do Carmo Martins, prefeita de Santarém, Sr. Geraldo Irineu Pastana de Oliveira, prefeito de Belterra, além de pesquisadores do Butantan, integrantes da ONG Saúde & Alegria e professores das universidades e institutos como a UFPA/Santarém, UEPA, FIT, IESPES, UNIAM, MPEG e NUMETROP.

O Workshop e os simpósios deste IV Encontro Butantan na Amazônia acontecem na cidade de Santarém e no município de Belterra, onde serão realizados os estudos de campo, atividades em biodiversidade de serpentes, aranhas e escorpiões.

(Diário Online/ Butantan)