Curso de Vacinação 21 e 22 de fevereiro. Inscreva-se
O Instituto Butantan anunciou o início da produção da Butantan-DV, sua inovadora vacina contra a dengue. O imunizante se difere das opções presentes no mercado por ser ministrada em dose única. As informações são do Jornal da USP.
A condição de aplicação facilita os processos de logística e distribuição, ampliando a adesão e o alcance da vacina. Esper Kallás, diretor do Instituto, explica que a Butantan-DV é tetravalente, desenvolvida para o combate dos quatro sorotipos do vírus. “Você não pode criar uma vacina que proteja contra apenas um ou dois tipos de vírus. Ela precisa abranger todos os quatro sorotipos para garantir uma proteção completa”, ressalta.
Registro de vacina contra a dengue foi solicitado em dezembro
A solicitação de registro do imunizante, noticiada pelo Panorama Farmacêutico, foi protocolada em dezembro do ano passado, após a entrega da última leva de documentos para análise. O instituto agora aguarda um retorno da Anvisa, que deve finalizar suas avaliações entre os meses de março e abril.
Ainda segundo Kallás, que também é médico infectologista e professor do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias e do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas (HC), os primeiros lotes, utilizados para ajustes e melhoria da operação, foram fabricados ainda em 2024.
O esforço se fez necessário tendo em vista a ambiciosa projeção lotes de entrega das vacinas, que inclui um milhão de doses em 2025, 60 milhões em 2026 e 40 milhões em 2027.
Curso de Vacinação no Sincofarma: 21 e 22/02
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, acontece o Programa de Formação para Habilitação de Vacinação para Farmacêuticos, que capacita profissionais para atuar na área, com habilitação pelo CRF.