O Instituto Butantan encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (16) um pedido de registro para o uso da vacina contra a dengue no Brasil.
A Butantan-DV, imunizante desenvolvido pelo próprio instituto, aguarda agora a aprovação do órgão regulador. Com a autorização da Anvisa, a vacina Butantan-DV se tornará a primeira vacina contra a dengue produzida integralmente no Brasil. Essa nova vacina é considerada uma importante ferramenta no combate à doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com o desenvolvimento e fabricação nacionais, o Instituto Butantan terá mais autonomia e capacidade de abastecimento do produto, o que pode contribuir significativamente para o controle da dengue no país. A expectativa é que a vacinação em larga escala possa reduzir a incidência da doença e as taxas de hospitalização relacionadas a ela. Se aprovada, a vacina única da dengue do Butantan poderá ser uma importante aliada na prevenção de surtos e epidemias. Além disso, a produção nacional desse imunizante pode representar um marco na independência do Brasil em relação à produção de vacinas contra enfermidades comuns em seu território. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária terá papel fundamental nesse processo, pois é responsável por avaliar a qualidade, segurança e eficácia da Butantan-DV antes de sua distribuição e uso em larga escala. A aprovação desse registro será um passo importante para garantir mais uma opção no enfrentamento da dengue, uma vez que a vacinação é uma das principais estratégias de controle da doença.
Pai e filha morrem em acidente de carro na DE-070 em Goianira, Goiás
Motorista e passageira que morreram após carro bater e capotar eram pai e filha
Vítimas foram identificadas como Nelson Moreira Marques, de 94 anos, e Maria Helena Moreira Marques Souza, de 48. Dinâmica do acidente não foi informada pelos bombeiros.
Nelson Moreira Marques, de 94 anos, e Maria Helena Moreira Marques Souza, de 48, vítimas de acidente na DE-070 — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O motorista e a passageira que morreram após bater o carro e capotar, na DE-070, em Goianira, na Região Metropolitana da capital, eram pai e filha. As vítimas foram identificadas como Nelson Moreira Marques, de 94 anos, e Maria Helena Moreira Marques Souza, de 48, segundo o Instituto Médico Legal (IML).
O acidente aconteceu no sábado (14). A dinâmica do acidente não foi informada pelo Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência.
Outras duas pessoas que estavam no outro carro, ficaram feridas, segundo os bombeiros. A corporação explicou que o motorista não tinha ferimentos aparentes e recusou o transporte para o hospital, enquanto a passageira estava com suspeita de fratura além de ferimentos na cabeça e lombar e, consciente, foi levada para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Carro em que estavam as duas vítimas mortas em acidente na DE-070, em Goianira, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O DE não conseguiu atualizar o estado de saúde dos feridos até a última atualização desta reportagem.
Os militares informaram ainda que uma das vítimas mortas foi encontrada dentro do carro, enquanto a outra estava decapitada. Os corpos foram retirado do local pelo IML.
Veja outras notícias da região no DE Goiás.