O Instituto Butantan protocolou nesta segunda-feira (16/12) o pedido de registro de sua vacina contra a dengue junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se aprovada, a vacina será a primeira do mundo a ser administrada em uma única dose, uma inovação que facilita a adesão ao tratamento em comparação com as vacinas atualmente disponíveis, que exigem múltiplas aplicações. As informações são do Metrópoles
Em comunicado à imprensa, o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, destacou a importância da conquista. "É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Que o Instituto Butantan possa contribuir com a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue mostra que vale a pena investir na pesquisa feita no Brasil e no desenvolvimento interno de imunobiológicos", afirmou Kallás.
A vacina, que representa um grande passo no combate à dengue, é aguardada com grande expectativa, principalmente em países tropicais, onde a doença é endêmica e afeta milhões de pessoas a cada ano. Caso seja aprovada, o imunizante poderá contribuir significativamente para o controle da doença e a redução dos casos graves e mortes relacionadas à dengue.