Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP) online

Butantan e EUA apresentam testes contra Leishmaniose

Publicado em 04 dezembro 2008

Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebe na sexta-feira, 5, o pesquisador Steven Reed, do IRDI (Infetology Disease Res. Institute - sigla em inglês), em Seattle (EUA). O presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw encontra-se com o cientista, que possui uma vasta experiência no combate a doenças infeciosas, para anunciar o início dos ensaios clínicos da vacina contra Leishmaniose, além do apoio financeiro do BNDES e do Programa Fapesp - SUS.

Também participarão do encontro o Dr. Carlos Henrique Nery Costa, da Universidade Federal do Piauí, o Dr. José Wellington Oliveira Lima, da FUNASA, Dr. Antonio Rafael da Silva, da Universidade Federal do Maranhão, Dra. Valeria Lima, da UNESP, Dr. Ricardo Gazzinelli, da UFMG/ FIOCRUZ e Dr. Antonio Campos-Neto, do Forsyth Institute, Boston, EUA.

Os ensaios clínicos serão realizados com a combinação de duas vacinas e outros adjuvantes. O Instituto Butantan deverá investir cerca de R$ 5 milhões na nova fábrica. O objetivo é vacinar cerca de 30 milhões de cães durante a campanha anual de vacinação contra Raiva.

Para isso a vacina deverá ser submetida ao controle do Ministério da Agricultura, depois de respondida questões como: quantas doses da vacina serão necessárias para imunizar cada cão, por quanto tempo a vacina será ativa e qual a forma mais econômica de produzi-la levando em conta o universo a ser vacinado.