O Brasil já possui campanhas de vacinação contra a dengue, mas o Instituto Butantan desenvolveu o primeiro imunizante de dose única no mundo contra o vírus. Atualmente, a vacina está sob análise da Anvisa para obter aprovação para ser utilizada nas campanhas em todo o país.
Chamada de Butantan-DV, a vacina tem o potencial de ser um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do Brasil, pois quase 6 milhões de casos de dengue foram registrados no país somente em 2024.
Os ensaios clínicos da Butantan-DV foram encerrados em junho deste ano com pacientes acompanhados por 5 anos durante os testes. Os resultados divulgados no New England Journal of Medicine indicam que o imunizante tem 79,6% de eficácia contra a dengue sintomática e 89% contra a dengue grave.
A responsável por definir se a vacina será oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Se a resposta for positiva, o Instituto Butantan estima que poderá fornecer cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos.