Notícia

Jornal do Brasil

Buracos negros são brilhantes (1 notícias)

Publicado em 21 de abril de 2010

Na ficção científica, os buracos negros aparecem como formações misteriosas e com grande capacidade de destruir tudo o que passar por perto. A realidade, conforme aponta um novo estudo, liderado por cientistas da Universidade de Nottingham e do Imperial College London, no Reino Unido, parece ir nessa linha.

Segundo a pesquisa, buracos negros supermassivos são capazes de arrancar de galáxias imensas os gases necessários para a formação de novas estrelas, deixando gigantes vermelhas envelhecerem até desaparecer, sem que novas estrelas sejam formadas para substituí-las.

Os astrônomos usaram imagens obtidas do telescópio espacial Hubble e do observatório de raios-X Chandra para detectar buracos negros em galáxias distantes.

Os pesquisadores analisaram galáxias que emitiam altos níveis de radiação e de raios-X, que se configuram assinatura clássica de buracos negros que devoram gás e poeira por meio do processo conhecido como acreção, ou atração de matéria por meio da força gravitacional.

Em buracos negros supermassivos, essa radiação pode atingir proporções gigantescas, com a emissão de raios-X em quantidade muito superior à soma das emissões de todos os outros objetos da galáxia. Ou seja, o buraco negro acaba brilhando mais do que toda a galáxia da qual faz parte.

De acordo com os cientistas, a quantidade de energia liberada é tão grande que seria suficiente para roubar todo o gás da galáxia por pelo menos 25 vezes. Segundo o estudo, a grande maioria dos raios-X presentes no Universo é produzida por esses discos de acreção que envolvem os buracos negros.

Com Agência Fapesp