Notícia

BR18

BRP Recomenda: o que dizem os editoriais (24 notícias)

Publicado em 11 de janeiro de 2020

Por Equipe BR Político

O primeiro dos três editoriais do Estadão neste sábado, 11, aborda a relação entre o Executivo e o Legislativo. “O presidente Jair Bolsonaro apôs vetos em 59 projetos de lei. Em 17 deles houve alterações. O Congresso derrubou o veto integral de 6 projetos e restaurou parcialmente vetos feitos em outros 11 textos legais. Em números absolutos, Bolsonaro já superou, apenas em 2019, a quantidade total de vetos alterados nos governos de Fernando Henrique Cardoso (3 alterações em 302 vetos), Luiz Inácio Lula da Silva (2 alterações em 357 vetos) e Dilma Rousseff (7 alterações em 265 vetos)”, diz o texto.

No segundo editorial, o jornal contesta as críticas vindas do Ministério da Educação sobre eventual ineficiência em matéria de formação acadêmica e pesquisa nas universidades públicas, citando um um estudo do MIT sobre parcerias entre universidades públicas e empresas privadas para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no Brasil. “É comum ouvirmos as pessoas falarem que é muito complicado fazer contratos de colaboração ou que a universidade pública não quer interagir. Mas isso não é mais assim. Há desconhecimento por parte do governo e também dentro da própria academia, influenciado por impressões pessoais que vêm dos anos 1970”, lembra Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.”

Por último, o Estadão analisa duas lições deixadas com a alta de 4,31% do IPCA. “Primeira: preços podem sempre surpreender, como nos dois meses finais de 2019. Até outubro ou novembro, poucos apostariam num estouro do chamado centro da meta. Segunda: se ainda se praticasse a indexação ampla e rotineira, como nos tempos da orgia inflacionária, 2020 começaria em condições muito preocupantes”, diz.