Notícia

Agência Gestão CT&I

British Council e Confap apoiarão cursos de comunicação científica

Publicado em 29 maio 2017

O British Council e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) anunciaram uma chamada de propostas para a realização de cursos de curta duração voltados ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. A iniciativa, que faz parte do programa Researcher Connect e tem apoio do Fundo Newton e 16 fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs) do Brasil, está com as inscrições abertas até 11 de junho.

Professores, representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Departamentos ou Programas de Pós-Graduação de instituições de pesquisa ou Ensino Superior (públicas e privadas) podem candidatar sua instituição como sede de um dos cursos, que treinará no mínimo 20 pesquisadores de qualquer disciplina ou área multidisciplinar.

O processo de seleção focará no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social, incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Os cursos serão em inglês e deverão ser realizados de 1º de agosto de 2017 a 16 de março de 2018.

Fazem parte desta chamada as Fundações dos Estados de Alagoas (Fapeal), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), São Paulo (Fapesp), Santa Catarina (Fapesc), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt).

Pela FAP será disponibilizado o valor entre R$ 10 mil e R$ 12,5 mil por curso, que pode ser utilizado nas despesas de hospedagem dos treinadores, alimentação, passagem doméstica ou internacional, custos relativos à participação de representantes do British Council, aluguel de equipamentos, entre outros. A contrapartida do British Council/Newton Fund se dará em rubricas para o honorário dos treinadores, passagem internacional de treinadores do Reino Unido (caso haja apenas um workshop no estado) e itens não financiáveis pela respectiva FAP.

Para mais informações, acesse o edital aqui.

(Agência ABIPTI, com informações do Confap)