Notícia

Planeta Universitário

British Council, Confap e Fapesp estão com inscrições abertas para realização de workshops de pesquisa com colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos

Publicado em 11 maio 2015

O British Council, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) abriram inscrições para uma nova chamada do programa Researcher Links, que utiliza recursos do Newton Fund no Brasil. O Newton Fund integra a assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países em desenvolvimento.

 

O Programa tem como objetivo apoiar a realização de workshops de pesquisa que incentivem a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. Coordenados por dois pesquisadores líderes, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Brasil, os workshops devem ser apresentados em inglês e abordar uma das seguintes áreas do conhecimento:

 

· Agricultura, especialmente voltada à pequena propriedade;

 

· Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);

 

· Energia renovável e energia limpa;

 

· Educação;

 

· Crescimento econômico inclusivo;

 

· Saúde (doenças negligenciadas);

 

· Água e saneamento;

 

· Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);

 

· Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);

 

· Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);

 

· Desastres humanitários e emergências;

 

· Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação (peace building), sociedade civil);

 

· Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).

 

Além de pesquisadores do estado de São Paulo, a chamada estará aberta para pesquisadores filiados às seguintes FAPs: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe.

 

O programa oferecerá apoio financeiro para a realização de encontros entre os cientistas do Reino Unido e do Brasil.

 

Os workshops selecionados deverão ser finalizados até 1º de março de 2016 e os coordenadores poderão identificar até quatro outros pesquisadores líderes para participar como mentores dos eventos, mas os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países.

 

Serviço

 

O edital para inscrições está disponível em http://www.britishcouncil.org/education/science/current-opportunities/newton-workshops-april-2015. A chamada permanecerá aberta até 13 de julho de 2015. Consulte também o site da FAP de seu Estado para mais informações.

 

A International Unit, instituição parceira, ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.