Notícia

Monitor Mercantil online

Brastemp assina cooperação técnica com Fundação de Amparo à Pesquisa de SC

Publicado em 17 junho 2011

A Whirlpool S/A, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) assinam nesta sexta-feira termo de cooperação técnica que prevê o repasse de R$ 10 milhões para as universidades públicas e privadas para aquele Estado para fins de pesquisa. A Fapesc é a quarta instituição com a qual a Whirlpool estabelece esse tipo de parceria. No ano passado, foram assinados convênios com a Fapesp, em São Paulo; a Fapemig, em Minas Gerais; e a Fapeam, no Amazonas.

De acordo com Guilherme Marco de Lima, gerente de Relações Institucionais em P&D da Whirlpool Latin America, os diferenciais desta modalidade de parceria de desenvolvimento científico e tecnológico são o alinhamento prévio dos grandes temas de pesquisa pelo governo e pela iniciativa privada e a visão de longo prazo já que a parceria será de cinco anos.

- Para receber o incentivo, as pesquisas devem abranger temas como eficiência energética, termodinâmica, nanotecnologia, entre outros que estão na pauta da inovação do País e das empresas.

A Whirlpool Latin America atua no Brasil com no setor de eletrodomésticos, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, possui 22 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-condicionado, Lavanderia e Refrigeração - este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Whirlpool S.A. é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos EUA. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 13,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo.