Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Braskem e Fapesp patrocinam pesquisas do segmento químico

Publicado em 29 novembro 2013

A Braskem e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) vão investir até R$ 10 milhões em projetos que apresentem propostas de desenvolvimento de tecnologias relevantes para a competitividade da empresa do setor químico.

Cada uma vai ficar responsável por injetar R$ 5 milhões, que serão divididos entre as pesquisas selecionadas. Os planos serão recebidos em fluxo contínuo até novembro do ano que vem e os projetos selecionados poderão ter duração de até 36 meses.

A Chamada de Propostas de Pesquisa Fapesp-Braskem 2013 busca projetos que sejam conectados ao desenvolvimento de tecnologias baseadas em conhecimentos avançados e que explorem e criem informações que contribuam com a área e seus profissionais.

TEMAS

Entre as categorias estão: processos de síntese de intermediários, monômeros e polímeros a partir de matérias-primas renováveis, derivadas da cadeia produtiva dos biocombustíveis; aplicações inovadoras de estruturas usando laminados de compósitos reforçados com fibra de carbono em segmentos estratégicos; desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação de contaminantes em nafta; e obtenção de poliolefinas e olefinas, novas propriedades e processos.

INSCRIÇÕES

Os interessados devem estar vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no estado de São Paulo. O prazo para recebimento dos projetos termina em 6 de novembro de 2014. Mais informações no endereço www:fapesp.br/8262.

DA REDAÇÃO