Notícia

IG

Braskem e Fapesp farão acordo para a produção de plástico de álcool

Publicado em 26 fevereiro 2008

A Braskem e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) vão assinar um acordo para pesquisas e produção de plástico a partir do álcool. A informação foi dada hoje pelo governador de São Paulo, José Serra, durante a abertura da Feira de Negócios do Setor de Energia (Feicana/Feibio), em Araçatuba (SP).

"Vamos assinar esse acordo com a Braskem em breve", disse Serra.

O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, que acompanhou Serra na visita, afirmou que o valor da parceria ainda não foi definido, mas que ela será nos moldes da assinada em 2007 passado entre a Fapesp e a Dedini.

O convênio ratificado em julho do ano passado, prevê investimento conjunto de R$ 100 milhões em cinco anos em pesquisas para o desenvolvimento da produção de etanol, principalmente a partir do bagaço e da palha da cana.

De acordo com Sampaio, a parceria entre a Braskem e a Fapesp pretende desenvolver, pelo processo alcoolquímico, um produto semelhante ao que será feito pela joint venture criada entre a Dow Chemical, principal companhia química norte-americana, e a trading brasileira Crystalsev. Ambas vão construir, em Minas Gerais, uma destilaria exclusiva para a produção de polietileno a partir do etanol.