Notícia

Terra

Brasileiros são eleitos para conselho de entidade científica americana

Publicado em 22 agosto 2012

Dois cientistas brasileiros foram eleitos para o Conselho da American Physical Society (APS), dos Estados Unidos, segunda maior entidade na área de Física do mundo. Marcia Barbosa, professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), deve assumir o posto de conselheira internacional. Marcelo Gleiser, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, Estados Unidos, foi escolhido para o cargo de conselheiro geral e terá como prioridade melhorar a comunicação entre a academia e o público.

Recentemente, Barbosa também foi eleita vice-presidente da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP). Sam Aronson, do Laboratório Nacional Brookhaven, foi eleito vice-presidente e, pelas regras da sociedade, deve assumir a presidência em dois anos (o vice fica um ano na função para a qual foi eleito, depois um ano na função de presidente-eleito e um na presidência). Paul L. McEuen, da Universidade Cornell, tornou-se chefe-eleito do comitê de indicações.

As eleições ocorrem anualmente na APS, mas não sempre para os mesmos cargos. Os conselheiros, por exemplo, são eleitos paulatinamente. Além de oito conselheiros gerais e um conselheiro internacional, há os representantes das diversas divisões, o chefe do comitê de indicações, o chefe do painel de relações públicas e dois representantes das seções geográficas.

Com informações da Agência Fapesp