O registro só foi possível através da função superslow motion de uma câmera ultra rápidaHora cerga e lugar certo: cientistas brasileiros conseguiram capturar o momento em que para-raios de edifícios de São José dos Campos, em São Paulo, liberam uma descarga elétrica para cima atraindo um raio.
O momento foi registrado por Marcelo Saba, físico e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e pelo doutorando Diego Rhamon, na madrugada desta quinta-feira (30) com o apoio da FAPESP.
Os brasileiros conseguiram capturar o momento exato em que vários para-raios tentaram se conectar à descarga, através da função superslow motion de uma câmera de vídeo ultra rápida, que registra 40 mil imagens por segundo.
Na situação, mesmo com 30 para-raios nas redondezas, o raio foi atraído para uma chaminé de um forno que estava na cobertura de um dos prédios.
O pesquisador Marcelo Saba informa sobre os perigos que um equipamento mal instalado pode trazer: “Uma falha na instalação deixou essa área desprotegida. E o impacto de uma corrente de 30 mil amperes produziu nela um estrago impressionante”.
A raridade foi reproduzida na capa de uma das revistas mais reconhecidas na área científica, a Geophysical Research Letters (GRL).