Notícia

Jornal Integração

Brasileiros identificam proteínas que podem prever gravidade da Covid-19

Publicado em 02 fevereiro 2021

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) identificou 7 proteínas no sangue de pacientes internados por coronavírus que podem servir como indicadores da gravidade da doença. No futuro, a expectativa é que o teste aponte, também, alternativas de tratamento. O estudo foi publicado na plataforma medRxiv e ainda precisa passar pela revisão de outros cientistas.

De acordo com o trabalho, a ação das moléculas está relacionada à resposta imunológica do corpo. Outros sintomas comuns em pacientes infectados por Sars-CoV-2, como problemas pulmonares, complicações vasculares e descontrole inflamatório (tempestade de citocinas) também estão associadas a estas moléculas.

Os pesquisadores explicam que alterações nos níveis de proteínas presentes no plasma sanguíneo indicam como ocorre o desenvolvimento das doenças, inclusive das infecções virais. A equipe, então, analisou a variação da expressão proteica [proteômica] de pacientes hospitalizados e selecionou 7 moléculas que estariam mais relacionadas com a fisiopatologia da Covid-19. Agora, o objetivo dos pesquisadores é descobrir mais detalhes sobre o efeito destas moléculas no agravamento da doença.

FONTE: Metrópoles