Notícia

Folha de Colíder online

Brasileiros desenvolvem protetor solar e anti-inflamatório com pequi

Publicado em 22 novembro 2021

Os produtos desenvolvidos pela Unesp vão evitar o desperdício e movimentar a economia do Cerrado Foto: reprodução

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) encontraram um maneira barata de desenvolver um anti-inflamatório e protetor solar com pequi, fruto de gosto peculiar do Cerrado.

As inovações desenvolvidas na Unesp poderão contribuir para reduzir o desperdício e movimentar a economia do Cerrado de forma sustentável

Graças aos estudos que começaram em 2016, os cientistas criraram dois novos produtos a partir dos resíduos da fruta: um creme anti-inflamatório e um protetor solar com propriedades antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento da pele.

Desperdício

O pequi é utilizado na culinária no cerrado brasileiro, principalmente pela população de Goiás.

Além da alimentação, o óleo de pequi, extraído da polpa e da amêndoa do fruto, já é utilizado na indústria farmacêutica e de cosméticos.

Mas, o que sobra do pequi após esse processo, equivalente a 90% do fruto, geralmente é descartado, gerando um desperdício de centenas de toneladas por ano.

E foi daí que veio a necessidade de criar algo que pudesse aproveitar esse desperdício.

Autorização da Anvisa

A professora da Unesp em Assis, Lucinéia dos Santos, cita as vantagens dessa descoberta e destaca benefícios que o aproveitamento das sobras do pequi vai proporcionar.

Segundo ela, além dos benefícios no campo da cosmética, a economia social das famílias que dependem do fruto também pode melhorar com o aproveitamento desse material de forma sustentável.

Ainda segundo a pesquisadora, os produtos desenvolvidos com o resíduo do fruto apresentaram resultados promissores em testes farmacológicos.

As novidades já foram patenteadas pela Agência Unesp de Inovação e aguardam aprovação da Anvisa para serem comercializadas.

SNB / Com informações da Agência Fapesp e Agência Brasil

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL Folha.com Ciclo Vivo Programa InfoSalud (Argentina) Portal da Enfermagem Agrosoft Portal Neo Mondo eCycle Titulares.ar (Argentina) GMundo News Um Só Planeta Portal NA - Nécessaire Affaires Antenados Novo Cantu Notícias Diário em Foco Oeste 360 Oeste Ao Vivo O Repórter Regional online Penha News Panorâmica News Informativo Astral Conexão Na Cidade Portal Altônia Alvo Notícias Alagoas Agora online Portal de Notícias Virou Manchete TV Interbam FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Campo Belo em Foco Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Jeremoabo.com.br Folha da Minha Sampa Portal O Sertão Mix Vale Mirante da Bocaina Roraima na Rede Zatum Portal do Governo do Estado de São Paulo Agora ES online Coluna Supinando DF Agora Acontece Agora Online BSB Notícias Agência de Notícias – Defesa Refugo Galileu online Mustach Jornal de Itatiba online Notícias Botucatu Só Notícia Boa Rápido no Ar Portal da Cidade (Registro, SP) Folha do Meio Ambiente Diário da Saúde Fleekus (EUA) Giro Goiás Bom dia Paraiba Minuto Cidade Hora PR Giro Notícias Goiás Cosmetic Innovation Os Cabeças da Notícia Saense greenMe! Conexão Marília Jornal o Brasiliense São Miguel Agora Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Jornal do Litoral online Beto Ribeiro Repórter Portal Sertão da Paraíba InforBahia Diário de Notícias Web BSB Digital Jornal Fatos & Notícias Jornal da Região Sudeste online Garanhuns Notícias TV Caparaó Portal O Guardião Bomba Bomba Portal Bendita Saúde N5 Notícias