Notícia

Catraca Livre

Brasileiros criam sistema de iluminação inteligente e econômico

Publicado em 21 julho 2017

Uma startup brasileira está desenvolvendo um sistema capaz de controlar toda a iluminação de uma cidade. Vale desligar, aumentar ou reduzir a intensidade de uma lâmpada específica.

A Desh Tecnologia trabalha em um meio de comunicação sem fio, via rádio, que faça um controle inteligente das luminárias.

“É possível, por exemplo, diminuir a intensidade de luz durante a madrugada, para economizar energia, mas aumentar automaticamente quando houver um veículo ou pedestre transitando", explica Douglas Ribas, um dos idealizadores da iniciativa.

Segundo ele, hoje as lâmpadas não são interconectadas e todo o monitoramento é manual. Não há como saber se uma está queimada, a menos que alguém avise o departamento de iluminação pública da cidade.

O funcionamento é individual: cada luminária tem fotocélulas com sensores ópticos. Eles captam se há claridade natural e, a partir dessas informações, as luzes se apagam ou se acendem.

A intenção da empresa é substituir o sensor por rádios. Pequenos e de baixo custo, emitirão sinais que serão transmitidos para a rede central, que comanda a iluminação de uma determinada área.

Com esse sistema, é possível ter controle individual sobre cada lâmpada e monitorar se alguma está queimada, ligada e desligada.

“Uma vez que há uma rede intranet sem fio cobrindo toda uma cidade, é possível aproveitá-la para outros serviços como controle de semáforos, medição de sistemas de energia, água, gás, segurança etc.”

O projeto da empresa foi selecionado pela Fapesp no Programa PIPE/PAPPE para ser financiado e desenvolvido nos próximos 18 meses.

A previsão, afirma Douglas, é que o produto esteja pronto para o mercado “no começo de 2019”.

Por QSocial