Notícia

Leia Notícias

Brasileiros criam cadeira de rodas que pode ser controlada por movimentos da face

Publicado em 15 maio 2016

Se há um sentido nobre para o desenvolvimento tecnológico é o de oferecer melhorias concretas aos que mais precisam. Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC/Unicamp) desenvolveram uma cadeira de rodas que é controlada por pequenos movimentos do rosto, cabeça e até mesmo da íris.

 

A tecnologia beneficiará especialmente pessoas com tetraplegia, vítimas de AVC, esclerose lateral amiotrófica ou qualquer outra condição em que se percam os movimentos precisos das mãos.

 

A cadeira foi desenvolvida a partir de uma cadeira normal, aplicando dispositivos robóticos, como sensores de distância, de objetos e de profundidade, assim como com um notebook, que reconhece os movimentos através de uma câmera 3D, codifica e envia as informações para a cadeira.

 

Por enquanto o equipamento é ainda experimental e de alto custo, mas um projeto já foi aprovado pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, para torná-la mais acessível e colocá-la no Mercado brasileiro em dois anos. O próximo passo da equipe é ajudar aos que possuem quadros ainda mais graves, e que sequer conseguem mexer a face – enviando sinais diretamente do cérebro.

 

 

 

Fonte: Yahoo!