Notícia

Psicologias do Brasil

Brasileiros conseguem bloquear avanço da asma e já pensam em vacina

Publicado em 17 fevereiro 2020

O conceituado periódico médico Journal of Allergy and Clinical Immunology trouxe em uma recente publicação uma das melhores notícias dos últimos dias: Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP conseguiram bloquear o avanço da asma em cobaias e agora pensam em uma vacina para humanos.

Segundo reportagem da revista da Fapesp, órgão que financia o estudo, os pesquisadores aumentaram a quantidade de uma determinada proteína e isso bloqueou os linfócitos, responsáveis pela produção de citocina, que desencadeia a progressão da doença.

De acordo com o professor João Santana da Silva, coordenador do grupo de pesquisadores, a ideia do estudo surgiu com experimentos realizados no laboratório da FMRP.

“Mostramos que em camundongos com deficiência de Blimp-1 específicos para células T, a exclusão de Blimp-1 em células T piorou a doença das vias aéreas, e essa piora foi inibida pela neutralização da IL-9”, diz a publicação científica.

Vacina

Desvendado o caminho, o estudo agora é para descobrir qual medicamento pode ser usado como uma vacina, por exemplo.

Os próximos passos são os estudos em humanos para comprovar a eficácia da descoberta. Os pesquisadores também buscam investidores que queiram aplicar US$ 5 milhões na criação de uma empresa que vai estudar e produzir comercialmente medicamentos para várias doenças, incluindo a asma.