Faleceu na última quarta-feira (18/03/2020) o pesquisador Sérgio Campos Trindade. O brasileiro ganhador do prêmio Nobel da Paz coletivo concedido ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
O cientista e engenheiro químico Sérgio Campos Trindade morreu no dia 18 de março, aos 79 anos, em Nova Iorque, EUA, em decorrência de complicações associadas à Covid-19.
De acordo com a agência Fapesp, Trindade era “grande incentivador da energia renovável” e atuava como consultor em negócios sustentáveis. Em 2007 foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz junto com outros integrantes do IPCC.
Também compunha o Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope), uma agência intergovernamental associada à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), onde atuou em parceria com outros investigadores do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).
O cientista fez uma revisão das principais conclusões do relatório Scope e apresenta uma série de ideias sobre como avançar na expansão sustentável da bioenergia, Em seu último artigo, publicado no Journal Biofuels.
Em uma tragédia associada ao seu óbito, o morador de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, Luiz Arruda Villela, que se tornou a terceira vítima fatal confirmada do novo coronavírus no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20), ficou hospedado na casa do cientista.
A informação foi revelada por Luciana Villela, filha de Luiz Villela, que morreu depois de ficar internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, após ter retornado, no dia 6 de março, de uma viagem ao Egito com escala nos EUA.
Fonte: Agência Fapesp, G1