Notícia

O Tempo online

Brasileiro é premiado e entra para o Hall da Fama da Internet

Publicado em 12 abril 2014

São Paulo. O Brasil passou a fazer parte do Hall da Fama da Internet, prêmio que homenageia personalidades que de alguma maneira contribuíram para a evolução da internet em toda sua história. Demi Getschko, atual diretor do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e um pioneiro da internet no Brasil, recebeu, em Hong Kong , a nomeação para a categoria “conectores globais” pela Internet Society (ISOC), que criou esse prêmio, em 2012.

 

Getschko foi nomeado ao lado de outros 23 especialistas ou inovadores de 13 países. Sua contribuição mais lembrada à rede data de 1991, quando, enquanto atuava como coordenador de operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, estabeleceu a primeira conexão à internet no Brasil, entre a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a rede Energy Sciences Network, nos Estados Unidos.

 

Desde 1995, Getschko é conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Nascido na Itália, ele é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1975, com mestrado em 1980 e doutorado em 1989 em engenharia pela mesma instituição.

 

Foi diretor de tecnologia da Agência Estado, atuou como vice-presidente de tecnologia do IG e, por dois períodos, foi diretor da Icann – entidade norte-americana responsável pela gestão de endereços da web e números de endereço IP.

 

Atualmente, pelo CGI.br, Getschko é um dos responsáveis pela organização do evento internacional que pretende definir o futuro da governança da internet, o NETmundial, que acontecerá em São Paulo nos próximos dias 23 e 24 de abril. A escolha do Brasil para sediar o evento – que tem entre seus objetivos, a definição de novas estruturas de governança para a internet – se deu após uma consulta à Organização das Nações Unidas, que acabou indicando o país como melhor anfitrião.

 

Companhia ilustre

 

Já foram premiados:

 

- Vinton Cerf

 

Cocriador do protocolo TCP/IP

 

- Tim Berners-Lee

 

Criador da World Wide Web

 

- Linus Torvalds

 

Criador do núcleo Linux

 

- Richard Stallman

 

Ativista e responsável pelo nascimento da Fundação do

 

Software Livre

 

- Jimmy Wales

 

Fundador da Wikipedia

 

- Aaron Swartz

 

Ativista cocriador do RSS e do site Reddit