Notícia

JC e-mail

Brasileiras são nomeadas fellows pela PewCharitableTrusts

Publicado em 08 julho 2014

As biólogas Andréa Moro Caricilli e Daniela Paula de Toledo Thomazella foram nomeadas fellows em Ciências Biomédicas pela PewCharitableTrusts, organização não governamental fundada em 1948 na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O programa PewFellows tem o objetivo de promover oportunidades de pesquisa em rede por meio de financiamento, possibilitando que cientistas em início de carreira treinem em importantes laboratórios norte-americanos e desenvolvam habilidades e conexões com a intenção de ajudá-los na liderança de iniciativas científicas em seus países de origem.

Caricilli é doutora em fisiopatologia médica pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vai desenvolver pesquisa de pós-doutorado na Harvard SchoolofPublic Health, no laboratório do cientista GökhanHotamisligil, estudando o papel da microbiota intestinal no desenvolvimento da obesidade e de suas complicações.

Thomazella tem doutorado em genética e biologia molecular pelo Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, com período sanduíche no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e vai atuar no laboratório de Brian Staskawicz, cientista da Universidade de Berkeley que fez descobertas importantes na área de biologia de plantas e microrganismos. A pesquisadora trabalhará na geração de plantas resistentes a bactérias patogênicas do gênero Xanthomonas, utilizando tecnologias avançadas de edição de genomas.

Além das brasileiras, foram selecionados fellows latino-americanos do Chile, Argentina, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela.

O programa da Pew para a América Latina começou em 1991. Os fellows recebem salário de apoio durante dois anos para treinamento em nível de pós-doutorado, além de prêmio adicional caso regressem ao seu país de origem ao final. Mais de 70% dos participantes usaram o incentivo para estabelecer seus próprios laboratórios.

A seleção dos fellows é feita por um comitê de consultoria formado por cientistas e presidido por Torsten N. Wiesel, presidente emérito da Universidade Rockefeller e vencedor do Nobel de 1981 em Fisiologia ou Medicina.

Mais informações em www.pewtrusts.org.

(Agência Fapesp)