Notícia

Universia Brasil

Brasileira na Academia de Ciências da França

Publicado em 15 dezembro 2006

Beatriz Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), tomou posse como associada estrangeira na Academia de Ciências do Instituto da França, na terça-feira (12/12), em Paris.
Ao lado da astrofísica, o único brasileiro que atualmente integra a academia francesa é Jacob Palis Junior, pesquisador titular do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Beatriz foi eleita na área de Ciências do Universo em junho de 2005, ao lado de outros 16 pesquisadores, escolhidos por suas qualidades científicas e por ações em favor do alcance internacional da ciência. O decreto foi assinado pelo presidente Jacques Chirac em agosto do mesmo ano.
A Academia de Ciências do Instituto da França tem 390 membros, dos quais 150 são cientistas estrangeiros. A instituição teve suas atividades iniciadas em 1666, mas foi oficialmente criada em 1699, por Luís XIV. Em 1793, todas as academias então existentes foram extintas, para serem restauradas e reagrupadas no Instituto da França em 1816.
Beatriz Barbuy é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e vice-presidente da União Astronômica Internacional. Obteve seu doutoramento na Universidade de Paris VII/Observatoire de Paris, em 1982, quando passou a lecionar na USP.
Publicou 170 artigos em revistas internacionais arbitradas, tem cerca de 4 mil citações no The Astrophysics Data System (ADS), da Nasa, agência espacial norte-americana, e mais de 3,5 mil citações no ISI-Thomson Scientific. Orientou 11 doutores e participou do comitê científico de mais de 30 congressos internacionais. [Fapesp]