Fabricante de brinquedos Mattel lançou coleção de bonecas em homenagem a profissionais da saúde e pesquisadoras que têm ajudado no combate à pandemia da covid-19 no mundo
A fabricante de brinquedos Mattel anunciou o lançamento de uma coleção de bonecas Barbie em homenagem a grandes personalidades – entre elas profissionais da saúde e pesquisadoras que têm ajudado no combate à pandemia da covid-19 no mundo.
Uma das homenageadas é a pesquisadora biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus, 31 anos, que ficou conhecida por liderar a equipe que mapeou os primeiros genomas da covid-19 no Brasil. As amostras eram do primeiro paciente brasileiro infectado, em 26 de fevereiro de 2020. Enquanto a média mundial era de 15 dias, Jaqueline e seus colegas de equipe, sob coordenação da imunologista Ester Cerdeira Sabino, sequenciaram o genoma do vírus apenas 48 horas após a confirmação do caso.
Além disso, o trabalho da equipe mostrou a diferença entre o vírus do paciente brasileiro e o identificado em Wuhan, epicentro da doença na época. O caso do Brasil estava mais próximo da variante detectada na Alemanha no final de janeiro.
Outra profissional que ganhou sua versão da boneca foi a britânica Sarah Gilbert, co-desenvolvedora da vacina AstraZeneca. A pedido de Gilbert, uma parte dos lucros das vendas das bonecas será doada para a Women in Science & Engineering, organização da Universidade de Michigan (EUA) que incentiva meninas a seguirem carreira na ciência e na tecnologia.
- Espero que isso ajude a tornar mais normal para as meninas pensarem em seguir carreiras científicas - disse Gilbert para a Mattel.
Os outros “heróis da pandemia” homenageados são: Amy O'Sullivan e Audrey Cruz, profissionais americanos da área de saúde, Chika Stacy Oriuwa, médica e ativista canadense, e Kirby White, médico australiano que co-criou um avental cirúrgico lavável e reutilizável para a equipe da linha de frente.
- A Barbie reconhece que todos os trabalhadores da linha de frente fizeram enormes sacrifícios ao enfrentar a pandemia e os desafios que ela aumentou. Para iluminar seus esforços, estamos compartilhando suas histórias, para inspirar a próxima geração a seguir esses heróis e retribuir - declarou para a imprensa Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global de Barbie e bonecas da Matte