O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (25), a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional contra a dengue.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa WuXi Biologics, a vacina será de dose única e estará disponível a partir de 2026. O objetivo é garantir autonomia na imunização e ampliar a oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê a distribuição de 60 milhões de doses anuais entre 2026 e 2027, podendo ser ampliada conforme a demanda e capacidade produtiva. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde e será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O investimento total na iniciativa é de R$ 1,26 bilhão, incluindo estudos clínicos para avaliar a ampliação da faixa etária e a coadministração com a vacina contra chikungunya. A Anvisa já está analisando o pedido de registro.
Enquanto a vacina não está disponível, o Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção contra a dengue, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e tecnologias complementares, como o método Wolbachia e as Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDL).
Lucas Koerich