Notícia

Jornal do Brasil

Brasil terá vacina contra a dengue em dois anos

Publicado em 03 junho 2008

O Instituto Butantan anunciou, ontem, que começou a produzir uma vacina contra a dengue. A expectativa do presidente da entidade, Isaias Raw, é que o Brasil já tenha a vacina disponível para jovens e crianças em 2010. Ela protegerá contra quatro tipos de dengue, doença endêmica que praticamente todos os anos penaliza boa parte da população brasileira, inclusive no Rio.

Raw acredita que num prazo de três anos o instituto deve começar a produzir entre 20 milhões e 30 milhões de doses de vacina por ano. Segundo o médico, a intenção é vender a vacina barata para que o governo possa distribuir gratuitamente a toda a população.

A negociação para a produção da vacina no Brasil começou há três anos. Segundo relatou o presidente do instituto, houve insucesso em dois tipos de vacina contra a dengue já criadas no mundo.

O Butatantan construirá nos próximos três meses um novo laboratório para produzir a vacina em grande escala. A vacina original, produzida pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), já foi adquirida há seis meses pelo instituto.

Investimentos

Cerca de R$ 7 milhões serão investidos inicialmente na construção. Deste montante, R$ 5 milhões serão liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Ministério da Saúde e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

A patente, segundo Raw, foi cedida para o Butantan, exclusivamente para a América Latina. Além de macacos, a vacina original foi testada em um grupo de pessoas que moram nos Estados Unidos.

O Butantan espera que a vacina contra a dengue faça parte, muito em breve, do calendário de vacinação das crianças. As crianças de dois anos receberiam duas doses anuais. Essa é apenas uma estimativa.

A nova vacina será desenvolvida em parceria com a fundação norte-americana Pediatric Dengue Vaccine Initiative (PDVI). Ela deverá ser testada em brasileiros e pessoas de outros países que também sofrem com epidemia de dengue.