Notícia

Portal da Presidência da República

Brasil terá supercomputador de R$ 50 mi

Publicado em 08 outubro 2008

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) receberá até dia 13 de novembro novas propostas para oferta de um novo supercomputador. Será aberta concorrência internacional para que ele seja adquirido. O contrato inclui a compra do supercomputador, rede de comunicações de propósito geral e sistema de armazenamento para o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe. O pacote inclui instalação, treinamento de pessoal e documentação.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e em parceria com a Fapesp, planeja investir R$ 35 milhões no projeto. Com a aquisição, a expectativa é de que o Brasil abrigue um dos seis maiores centros mundiais de previsão numérica de tempo e clima e  modelagem de mudanças climáticas mundiais.

De acordo com o portal IDGNOW!, a capacidade de processamento do novo supercomputador será 50 vezes maior do que com o equipamento que o Inpe trabalha hoje, o que permitirá a projeção de cenários de mudanças climáticas em alta resolução para os próximos séculos. O sistema será instalado em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.