Notícia

Energia Hoje

Brasil terá centro de BioQAV

Publicado em 14 março 2012

O estado de São Paulo deverá receber o primeiro centro de pesquisa focado exclusivamente no desenvolvimento de biocombustível de aviação. O novo centro será resultado de acordo firmado no início de março entre a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Embraer e a Boeing.

Antes da definição do investimento necessário, será realizado um estudo, com duração prevista entre nove e 12 meses, para o levantamento das possibilidades e dos principais desafios sociais, econômicos, científicos e tecnológicos de diferentes rotas tecnológicas para o desenvolvimento de um biocombustível para aviação no Brasil. Em uma fase final do estudo, a Fapesp lançará uma chamada especial de propostas para o estabelecimento do centro.

O estudo será orientado por uma série de oito workshops públicos a serem realizados ao longo de 2012 para coleta de dados. As informações serão fornecidas por diferentes integrantes da cadeia produtiva de biocombustíveis e por um Conselho Consultivo Estratégico. O primeiro workshop será realizado nos dias 25 e 26 de abril na sede da Fapesp, em São Paulo.