Notícia

NovaCana

Brasil tem potencial para produzir 6 bilhões de litros de SAF a partir da cana (4 notícias)

Publicado em 14 de novembro de 2023

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
eCycle Jornal da Ciência online Carbono Zero

Segundo um estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de 2022, o consumo de querosene de aviação é estimado em 390 bilhões de litros anuais e a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) é de apenas 14 milhões de litros – Estados Unidos, Alemanha e França dominam o mercado.

O resultado pode ser interpretado sob duas principais óticas: ainda falta muito para descarbonizar este mercado e, ao mesmo tempo, há uma grande demanda que motiva o crescimento da produção de biocombustível para as aeronaves.

O mundo está começando um processo de descarbonização do setor aéreo e a principal solução considerada atualmente é justamente o SAF, conforme pontua a gerente de política e inovações da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), Carolina Grassi.

De acordo com um estudo feito pela RSB, com base em dados do ano passado, o Brasil consome atualmente 6 bilhões de litros de combustível de aviação, mas produz cerca de 4,9 bilhões. “Mais de 20% é importado. Já temos uma lacuna para uso do combustível de aviação sustentável. Apenas com resíduos, o Brasil tem potencial de produzir 9 bilhões de litros de SAF, sendo 6 bilhões vindos da indústria sucroenergética, com palha e bagaço”, declara Grassi.

A partir de outras análises feitas pela empresa sobre o potencial da cana-energia, a gerente afirma que há a possibilidade da matéria-prima atender boa parte da demanda internacional de SAF. Outra possibilidade está na macaúba.

“A produção já cresceu muito nos últimos três anos, mas ainda é muito pequena. Temos um longo caminho a percorrer e alguns desafios, sendo o principal deles o custo de produção, que se espelha no custo e na disponibilidade de matéria-prima e implementação de novas tecnologias”, considera Grassi. Ela completa: “É um caminho sem volta. O Brasil tem imenso potencial de liderar e ser um dos maiores produtores de SAF no mundo”.

As informações foram apresentadas durante a 23ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol.

Confira mais informações sobre o tema no texto completo, restrito aos assinantes do NovaCana.