Notícia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Brasil tem participação recorde na terceira chamada conjunta em CT&I dos BRICS

Publicado em 23 setembro 2019

Por Jorciane Ferreira Pacheco

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou o apoio à chamada do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em agosto. A instituição pretende co-financiar projetos selecionados e considerados meritórios pela FAPESP, sediados em instituições de pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas serão avaliadas conjuntamente pelo CNPq e pela FAPESP, tendo como base as etapas e critérios de avaliação definidos na Chamada SinBiose. Do lado de São Paulo, as propostas devem seguir as normas e condições da modalidade de fomento da FAPESP Auxílio à Pesquisa - Regular. Na parte a ser financiada pela FAPESP, o valor máximo de R$ 250 mil inclui o valor da Reserva Técnica. 

O objetivo da Chamada CNPq/MCTIC nº 17/2019 é selecionar projetos interdisciplinares e inovadores, que demonstrem aderência ao conceito de Síntese Científica e contribuam para a missão do SinBiose e o prazo de submissão de propostas termina no próximo dia 30 de setembro.

Instruções para pesquisadores do Estado de São Paulo e mais informações sobre a chamada estão disponíveis em: www.fapesp.br/13390.

O CNPq preparou documento de perguntas frequentes para ajudar os interessados. Veja aqui.