Notícia

Brasil Agora

Brasil tem 10 milhões e é incorporado verticalmente há 35 anos

Publicado em 04 setembro 2021

Esse montante, que representa 10,3 milhões de domicílios, foi 321% maior nos últimos 35 anos calculado pelo IBGE, o que se revela por meio de levantamento de conhecimento ancestral realizado por meio da Triider, plataforma de manutenção e pequenas reformas, fundada nas edições anuais. da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).

Entre 1984 e 2019, foram construídos 7,8 milhões de novos apartamentos no país, além do montante, a representação da habitação vertical aumentou em relação ao total de moradias. A porcentagem quase dobrou em três décadas e meia. De fato, há 35 anos, esse ativo representava 8,37% da habitação.

Na última década, na última década, a construção do número de apartamentos foi de 68,7%, o que equivale a 4,2 milhões de novos projetos nesse formato. O conhecimento mostra que a construção total de moradias verticais aumentou de 6,1% em 2009 para 10,3 milhões. em 2019.

Esses dados indicam que os departamentos horizontais são os principais do Brasil, há uma tendência de verticalização nos principais centros urbanos do país.

O sudeste concentra o número de apartamentos

A região Sudeste concentra a maior quantidade do Brasil. São, no total, 6,1 milhões de moradias verticais, representando 59,6%. É seguido pelo Nordeste, com 16,1% (1,656 milhão); o Sul, que representa 16% (1. 645 milhões); e o Centro-Oeste, que possui 5% (514 mil).

O Norte, por outro lado, tem o menor número de moradias verticais: apenas 3,5% (359 mil) do total; no entanto, é a região que tem experimentado a expansão percentual no número de apartamentos nos mais de 35 anos. foram construídos no período, um acumulado de 1. 423,64%.

Enquanto em 1984 a região tinha 23. 562 domicílios verticais, em 2019 esse número sobe para 359. 000.

O Sudeste, curiosamente, foi a região com menor percentual de expansão no país, o Nordeste (606%), o Centro-Oeste (366,05%) e o Sul (360,92%), além do Norte.

No entanto, se analisarmos o número de construídos entre 1984 e 2019, o Sudeste está na liderança, no total foram 4,4 milhões de novos em formato vertical, ou 256,12%.

Cidade de São Paulo registra mais apartamentos do que casas

Outro sobre o assunto, publicado desta vez pelo Centro de Estudos de Metrópoles (CEM) e pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), revelou um fato antigo relacionado ao fator habitacional.

Pela primeira vez na história, a cidade de São Paulo tem mais prédios do que casas. Segundo o levantamento, que vem com apartamentos casuais (como favelas), o município registrou 1,23 milhão de moradias horizontais em 2000, com 158 m², com prédios representando 767 mil unidades, com 108,7 milhões de m².

Em 2020, porém, o número de moradias chega a 1,37 milhão de conjuntos (183,7 milhões de m²), enquanto os apartamentos verticais somam 1,38 milhão de conjuntos (190,4 milhões de m²).

tendência global

O processo de verticalização registrado em São Paulo e em outras partes do Brasil é uma tendência global, para Guilherme Minarelli, pesquisador e um dos líderes do Centro de Estudos de Metrópoles, é um movimento de longo prazo sem qualquer sinal de investimento.

“No começo, é uma tendência. A posição do mercado imobiliário genuíno é muito ativa e espera-se que continue crescendo. Além disso, é um procedimento que está posicionado nas principais localidades do mundo”, diz o médico e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP/USP).

Segundo Minarelli, que também é formado em ciências sociais pela USP, o procedimento de verticalização gera principalmente efeitos positivos ou negativos nas cidades. O desafio está no planejamento.

“Você tem que pensar sobre onde e como você vai verticalmente. Se mal planejado, esse procedimento pode, eventualmente, sobrecarregar certos espaços e regiões sem infraestrutura, ou seja, não preparados para obter adensamento construtivo e populacional. Por outro lado, também podemos pensar que o adensamento pode fazer uso da infraestrutura existente, além de aproximar as casas do local de trabalho, reduzir o trânsito, reduzir o deslocamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, observa.

O aspecto positivo da verticalização, segundo o especialista, está ligado às situações exigentes de mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, que devem garantir segurança, espaços recreativos e respiração urbana, como conjuntos de qualidade e dispositivos nas áreas de educação, esportes. , cultura e saúde . .

“Historicamente, as pessoas são o espaço de encontro, adensamento de pessoas, objetos, movimentos e ideias. Com o planejamento, é concebível que a verticalização seja positiva. Caso contrário, experimentamos uma expansão desenfreada e desregulamentada ao longo da história, o que tem causado muitos problemas. “Ele diz.

Mercado imobiliário com ar-condicionado

Como ressalta Minarelli, os centros urbanos gigantes são mais densos e com edifícios e edifícios que abrigam, ano após ano, um maior número de casas.

A expansão da estrutura patrimonial vertical segue uma lógica do mercado imobiliário genuíno, que permite um maior uso da superfície disponível para construir e vender um maior número de casas.

Esse mercado tem contribuído para o processo de verticalização nas últimas décadas, especialmente nas principais metrópoles brasileiras, que concentram um grande número de cidadãos que demandam a expansão do setor de serviços, investimentos e, consequentemente, a estrutura condominial.

Documento da Associação Brasileira de Curadores e Sindicatos Profissionais (ABRASSP), que estará disponível no site online do Senado Federal, afirma que mais de 68 milhões de pessoas vivem em condomínios no Brasil, que são controlados por mais de 421 mil sindicatos. em todo o país e deslocar um montante próximo a R$ 165 bilhões consistente com o ano.

Nesse contexto, o chamamento de profissionais para manutenção, instalação, montagem de mobiliário, reparo ou reforma em casas e nos espaços habituais dos condomínios também está aumentando. O mercado imobiliário genuíno é culpado de mais de 134. 000 postos de trabalho formais em 2021.

Em abril do mesmo período, mais de 22 mil empregos formais foram registrados nas proximidades de prédios, condomínios verticais e horizontais, entre outros projetos.

A construção mais alta do Brasil

Falando da economia e do mercado imobiliário genuíno, sem falar na construção mais alta do Brasil hoje.

Localizada em Balneário Camboriú (SC), cidade costeira conhecida por seus arranha-céus de praia, a iatehouse através do edifício residencial Pininfarina, recentemente em construção, é a maior do país: tem 281 metros de altura, distribuída por 81 andares e 264 unidades.

Inspirada no mundo náutico, a construção de alto nível fica perto da marina, do rio e do mar, local na cidade, e entre os compradores dos ativos da fábrica estão personalidades como o jogador Neymar e os compatriotas Luan Santana. e Sorocaba.

Para erguer a construção foram necessários 600 pessoas, 12 mil toneladas de metal e quase 90 mil m³ de concreto. O custo total da alocação é de aproximadamente R$ 21 milhões.

A construção é tão alta que equivale a um estádio de futebol e meio, 161 homens de status, 56 carros, 2. 500 martelos e 2007 tijolos empilhados.

Todo o conhecimento e infográfico da pesquisa sobre a expansão do número de apartamentos no Brasil estão disponíveis, na íntegra, no blog Triider.

The post Brasil tem 10 milhões e é incorporado verticalmente há 35 anos appeared first on Brasil Agora.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
CBN Notícias Rede TV! Nexo Jornal Estadão.com TV Globo Casa Vogue online G1 Diário do Grande ABC online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online TV Globo Estado de Minas online Estado de Minas online UOL BOL O Estado de S. Paulo Estadão.com UOL Yahoo! Correio Braziliense online Agência Brasil IstoÉ online Folha de Pernambuco online Portal Exame IstoÉ Dinheiro online Yahoo! BOL Diário de Pernambuco online Correio Braziliense online Portal R7 O Liberal (Americana, SP) online Guia Olá SP Press From Brasil (EUA) Portal InvestNE Jornal Folha Noroeste 93 Notícias Revista Tipo Manaus Click Paraná Radar Imobiliário Visor Notícias Clic SC Nosso Estado SC Capital Soberana TV Brusque Tribuna Paulista O Melhor da Cidade Lucas em foco Portal dos 3 Jornal de Ponta Campo Grande Informe Jornal Guaru News online TaubatéOn GuairaNews Afina Menina Finsiders Guia Olá SP SíndicoNet Crônicas Minha Lupa News Brasil em Folhas online Rádio Mais Alegria AM 1060 Rádio Sauípe FM 102,9 Rádio Soul Vida 87,5 FM Sou Catarinense MSN Jundiaí Online Garanhuns Notícias SR Notícias A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online São Paulo São Barulho Curitiba PaiD'égua Online Mega Moveleiros online Jornal da USP online Brasília Total Sistema Costa Norte de Comunicação Conexão Marília Rádio Comunitária de Ribeirão Claro Nova FM 104,9 Agora Região Bastidores do Poder Sinduscon PE Relata Bahia Revista Enfim online Portal Simonésia Notícias ao Minuto Informação & Negócios Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Qual Imóvel Consultor Jurídico Juristas Blog O Gestor Imobiliário Diário do Litoral (Santos, SP) Diário do Condomínio Direcional Condomínios eCycle Paralelo Amarelo A Onça Bem Paraná online Cabreúva Online Jornal Gazeta do Estado Gazeta Brazilian News (EUA) online Gazeta de Piracicaba online Diário de Três Lagoas Correio da Manhã Redação MT Atualidade Política Acre ao Vivo Notícias Aqui UOL Notícias Notícia SAJ Nitro News Brasil NX1 OffNews Jornal O Impacto Planeta Pará Negócios em foco Sonho do Primeiro Imóvel Blog V de Vininha É POP na Web! De Olho na Ilha Broadcast (Estadão) A Curiosa Meio & Negócio Llaranja'S Falando de Gestão ISN Portal Agência O Globo Jornal XIS da Questão online Preço Celular Notebook Online Arapongas Mais OverBR Dino Oficial (Notícias Dino) Sobre Isso Vagas Estágio Bolsa Valor Bahia de Valor JBN Bahia Notícias Revista Beer Art online Agencia Rede Sobre Promoção Portal Comunique-se Fazer Como Estágio BR Dinheiro na Conta Colombo Notícias Melhor Celular Hotel e Praia Inteligência & Inovação Imposto IRPF Hypeness MSN MSN Abecip - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança Crônicas da Cidade Minha Pará de Minas Central Locadora Jardim Informa Gazeta de S. Paulo online Veja São Paulo Diário do Ribeira Somos Notícia Tribuna de São Paulo SAPO Brasil Tangará em Foco Liga Blog Rádio Água Clara News Jornal da Gente - SP Bettersom O Sul Perfil (Brasil) DF Soberano Correio Popular (Campinas, SP) online Atividade News Empresas S/A Relato News India Education Diary (Índia) Jornal da Gente online Jornal O São Paulo Vvale Jornal da USP online Qual Imóvel Jornal Estação Oldephartte Leia Notícias Blog Opit's LinkFest (Canadá) Portal GRNews Blog DecorDiario ISN Portal Rede BCN Abecip - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança Head Topics (Portugal) SíndicoNet Portal Fator Brasil Agora ES online Marcas e Mercados Info na VWeb Virtus Recursos Humanos Administradores Coisas da Vida FM Metropolitana Online Engenharia é Brasil em Folhas online Ab Notícias News Folha de Iperó Jornal de Piracicaba online Dom Total MSN Poder360 Metro Jornal Universo Condomínio Renova Mídia Universo Notícias Titulares.ar (Argentina) The Rio Times Jornal Franquia Leia Já Rádio Maringá Últimas Notícias Blasting News (Suíça-Brasil) Jornal Correio do Povo de Alagoas Bill Noticias MSN Dinheiro Rural online Folha Vitória online Diga Bahia ClickPB Vale do Piancó Noticias JorNews A Gazeta do Amapá Portal dos Fatos ISN Portal 98FM Apucarana Aqui Acontece Rádio Nova Onda FM 87,9 Pequi FM 87,5 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Central Brasil Notícias R3 Notícias Rádio Cultura FM 101,7 Rádio Nova Aliança FM 105,9 Rádio Sat Peruíbe FM 87,9 Imbaú FM 87,9 Rádio Liberdade FM 87,9 Diário de S.Paulo online Yahoo! Vida e Estilo São Bento em Foco Vitória News FasterNet Portal do Holanda Correio do Papagaio online The World News (Ucrânia/Brasil) Diário de Cuiabá online CGN Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Tribuna de Petrópolis Tribuna do Norte (Natal, RN) online TN Online Barulho Curitiba Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Agreste Jornal de Itatiba online Meon Guarulhosweb Tribuna do Sertão Jornal Estação online HiperNotícias Metro Jornal online Direcional Condomínios IRIB - Instituto de Registro Imobiliário do Brasil Revista Portuária online Portal de Finanças Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Rede Agora de Notícias Portal GMC Online Folha de Valinhos online Then24 Terra MSN Portal Gazeta Gospel Portal Rondônia Portal City News Bomba Bomba Canabrava 104.9 FM To Circulando TV Rio Preto Wiy Solutions Atual MT Au Online Blog do Amarildo Poliarquia Tá no site Jornal Entre Cidades A Crítica do Acre Repórter Maceió Jornal de Piracicaba online SC Hoje News O Bom da Notícia O Combatente online Os Cobras da Notícia Portal Hortolândia Cardoso & Advogados Associados BF News Capital MSN Mato Grosso Mais Notícias O Rolo Notícias Douranews Cidade Notícia Portal Manhumirim O Taboanense Bocaina Informa Portal Ribeirão Preto Portal Mato Grosso Sistema Costa Norte de Comunicação Jornal do Vale (Ceres, GO) online Sabará Notícias Gazeta Play Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 The World News (Ucrânia/Brasil) Goiás Notícias Grajaú News Mundo e Negócios Rádio Cristalina FM 103.7 Inforbrnet Tarobá News TV Caeté Xingu 230 Rede Interativa Tribuna MS Portal NBO Campo Belo em Foco Acontece no RS Oeste 360 Diário D4 Notícias Toni Rodrigues Portal Afunilados REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Blog O Correspondente Super Notícia 91,7 FM Grava News - Jornal de Alfenas Sistema Provincia Mix Vale O Povo online O Tempo online Dinheiro Rural online Veja São Paulo online Jornal de Jundiaí online Planeta Osasco Deputado em Foco Aqui Notícias online Repórter Diário TV Hortolândia O Liberal (Americana, SP) online Veja São Paulo online Revista Viver Goiás online Zero Hora online Correio Popular (Campinas, SP) online A Crítica (MS) online Sua Cidade em Revista Crazykiwi Jornal Digital Kennedy em Dia Dicas BH Guarulhos Hoje Portal Agora Notícias Portal Marcos Santos