Notícia

Agência C&T (MCTI)

Brasil realiza primeira conferência de mudanças climáticas

Publicado em 06 setembro 2013

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre, participa nesta segunda-feira (9), em São Paulo, da abertura da 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima).

Na ocasião, será lançado o primeiro relatório de avaliação nacional sobre mudanças climáticas, produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Estabelecido pelo governo federal nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), o PBMC tem como objetivo fornecer avaliações científicas sobre as mudanças climáticas, incluindo os impactos, vulnerabilidades e ações de adaptação e mitigação.

O documento está dividido em apresentações dos três Grupos de Trabalho constituídos para tal finalidade: GT1 - Base Científica das Mudanças Climáticas; GT2 - Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação; e GT3 - Mitigação das Mudanças Climáticas).

A Conclima, organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ocorre até o dia 13 de setembro, em São Paulo.

Para informações sobre o evento e a programação acesse: http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/ ou http://www.fapesp.br/conclima/

Serviço:

O quê: Abertura da 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais

Data: 9/9/2013

Horário: A partir de 8h30

Local: Espaço APAS - Centro de Convenções

Rua Pio XI, 1200, Alto da Lapa - São Paulo (SP)