Jornal da Tarde

Brasil publica genoma de bactéria

Publicado em 12 julho 2000

Uma pesquisa brasileira. reunindo cientistas locais e estrangeiros, que resultou no seqüenciamento completo da bactéria Xylella fastidiosa será tema de capa da edição desta semana de uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, a inglesa Nature, que começa a circular amanhã. A Xylella que teve o genoma seqüenciado é a que provoca o amarelinho, praga que ataca os laranjais do País e que dará origem a novas pesquisas que visam identificar o comportamento desta bactéria em lavouras brasileiras de cana-de-açúcar e até em vinhedos da Califórnia. A Xylella também é responsável pela propagação de pragas em lavouras de café, ameixa, pêssego e amêndoa, entre outras. O biólogo inglês Andrew Simpson, coordenador do projeto desenvolvido pelo Instituto Ludwig, não escondia, ontem, seu contentamento nos corredores da 52.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com o reconhecimento mundial do trabalho. "Isso dará novo impulso para novas pesquisas aqui." O projeto envolve investimento de US$ 20 milhões e teve início em 1997. Com o seqüenciamento completo da bactéria, concluído no início do ano, começa agora uma das mais importantes fases da pesquisa: o estudo dos genes e proteínas existentes em seu genoma. "Só assim podemos desenvolver produtos para eliminar a praga", explica Simpson.