“O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação ao uso da inteligência artificial.” A conclusão faz parte de um relatório produzido por cientistas e pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências.
O documento faz um diagnóstico sobre o uso da IA em diferentes áreas, como na saúde, na educação, na economia, no mercado de trabalho, apresenta também recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil. Entre os principais pontos do relatório está a necessidade de formar profissionais qualificados e promover campanhas com informações sobre o que é inteligência artificial e como ela vem ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia.
O professor Virgílio Almeida, diretor da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do grupo de trabalho, ressalta a importância de investimentos no setor.
Na saúde, a IA pode ajudar no diagnóstico e identificação de doenças, na personalização de tratamentos e no uso de robôs em procedimentos médicos.
Capaz de simular a inteligência humana, ela também está presente nos aplicativos de voz e no reconhecimento facial do celular, por exemplo.
No setor empresarial, a tecnologia pode auxiliar no atendimento a clientes e na otimização de processos.
Diante de tantas possibilidades de uso da inteligência artificial, o professor destaca a necessidade de criar uma regulação para o setor. E faz um alerta.
O documento, lançado nesta quinta-feira (9) na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Centro do Rio de Janeiro, contou com a participação de 16 pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, de universidades estaduais, federais e particulares.
source
Com informações da Radio Agência Brasil